Como reaproveitar óleo: truque surpreendente usando apenas um ingrediente promete limpar óleo sujo

Dá para limpar o óleo sujo para usar mais vezes? Segundo o TikTok, sim! Método usando apenas amido de milho promete remover partículas de comida que sobram no óleo. Entenda como funciona

Com o preço do óleo nas alturas, conseguir reaproveitá-lo para usar mais vezes parece tentador, não é? Tem circulado no TikTok um truque que promete limpar o óleo sujo com apenas um ingrediente. Isso possibilitaria sua reutilização em vários preparos, desde batatinha frita ao frango empanado.

Quer descobrir o truque para limpar o óleo sujo do TikTok? Continue a leitura e descubra qual é o ingrediente que ajuda nessa missão. Provavelmente você até já tem ele em casa. Confira!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Truque do TikTok promete limpar óleo uso para reutilizar mais vezes

Aprenda truque para reaproveitar óleo sujo

Quando usamos o óleo para fritar bife à milanesa, cebolas empanadas ou batata frita, por exemplo, é comum que esses alimentos soltem partículas que ficam misturadas ao óleo mesmo depois da fritura. Normalmente, esses resquícios sujam o óleo e impedem que ele seja reutilizado — e é aí que entra a solução do TikTok.

O truque consiste em fazer uma mistura de amido de milho e água, capaz de “capturar” e remover todas as sujeiras do óleo, possibilitando seu reuso. Segundo o vídeo, apenas esses ingredientes são o suficiente para limpar o óleo sujo.

Comece misturando cerca de 3 colheres de sopa de amido de milho com um pouco de água até dissolver tudo. Em seguida, despeje a mistura no óleo sujo. Ligue, então, o fogo e espere que comece a esquentar. A preparo com amido de milho vai cozinhar e se solidificar e as sujeiras do óleo vão começar a grudar nela. Mexa bem e depois que todas as impurezas estiverem grudadas no amido, basta retira-lo com a ajuda de uma escumadeira. Assim o óleo fica “limpo” novamente.

@abudsadek Economize MUITO dinheiro e nunca mais jogue óleo velho fora! #brasil #paravoce #lifehacks ♬ som original – Abud K. Sadek

Faz mal usar óleo usado?

A gente sabe que é comum para muitas pessoas guardar o óleo da batata frita para dias depois fazer um peixe frito, por exemplo. Mas será que esse é um hábito saudável? Na verdade, a recomendação é não reutilizar óleo.

Quando o óleo atinge altas temperaturas, sofre transformações em sua composição química e libera uma substância tóxica que se chama acroleína. A acroleína é prejudicial à saúde, especialmente para o estômago e intestino.

Outras formas de reutilizar óleo sujo

Mesmo que você opte por não consumir o óleo que foi limpo com amido de milho, ainda há outras formas de usá-lo. Você pode, por exemplo, armazenar o óleo para preparar sabão caseiro, que leva como ingredientes principais soda cáustica, água, álcool e essência, caso queira dar cheiro.

Outro uso possível para o óleo de cozinha é fazer vela ecológica. Para isso você vai precisar de estearina, que forma a cera da vela como conhecemos, pavio, moldes e essência, se quiser aroma.

Como descartar óleo corretamente

Óleo usado deve ser armazenado em garrafa pet e descartado em um ponto de coleta

Caso escolha descartar o óleo já usado, atente-se para a maneira correta de fazer isso, ok? Jamais jogue óleo no ralo da pia da cozinha! Apenas um litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água, segundo o Instituto Sabesp, então é preciso ter responsabilidade.

Além disso, o óleo descartado na pia pode se acumular no encanamento, entupindo a rede de esgoto ou canos de água e se tornando um grande inconveniente. Além disso, a sujeira pode atrair insetos e outros animais. O jeito correto de fazer o descarte é guardando o óleo sujo em uma garrafa pet e levando até os postos de coleta da sua cidade.

Veja mais:

Como cozinhar feijão sem panela de pressão? Aprenda a prepará-lo na garrafa térmica e mais!

Exagerou no açúcar? Aprenda a salvar uma receita que ficou muito doce

Como salvar bolo solado? 4 truques para reaproveitar a massa e evitar desperdício

Recomendadas
Pela Web