Como preparar diferentes tipos de arroz: confira

Veja como preparar diferentes tipos de arroz sem complicação!

Arroz e feijão: aquela dupla que os brasileiros amam! O nosso preferido é o arroz branco, mas existem diversos tipos e cada um tem um modo de preparo específico. Para você que não abre mão desse ingrediente, o TudoGostoso vai ensinar como preparar diferentes tipos de arroz: tem branco, integral, basmati e muitos outros. Vem com a gente!

como fazer diferentes tipos de arroz

Diferentes tipos de arroz

Como preparar diferentes tipos de arroz

Arroz branco

O queridinho do brasileiro, o arroz branco é o que fica pronto mais rápido! Apesar de já ser muito conhecido e consumido, muitas pessoas tem dificuldade de fazer um arroz soltinho e perfeito. Para isso, a conta é simples: para cada xícara (chá) de arroz branco, use 2 xícaras (chá) de água e cozinhe por 20 minutos, sem mexer. Mexer no arroz faz com que o amido se desprenda, impedindo que ele fique bem soltinho.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Arroz parboilizado

O arroz parboilizado é um pouco diferente do branco, apesar de ser mais fácil de fazer porque dificilmente fica empapado. Assim como o arroz branco, para cada xícara (chá) de arroz parboilizado, use 2 xícaras (chá) de água. No entanto, o tempo de cozimento é de 18 minutos + 5 minutos de descanso antes de consumir.

Arroz basmati

Arroz basmati

Arroz basmati

O arroz basmati é o considerado o príncipe dos arrozes. Apesar de ser branco e visualmente lembrar os outros dos tipos de arroz, ele possui um sabor bem diferente, suavemente adocicado. Se você comprou esse tipo pela primeira vez e não sabe como preparar, vem com a gente!

Primeiro, coloque o arroz em uma tigela e cubra-o com água. Com ajuda de uma colher de pau, mexa bem por 1 minuto até que a água fique turva. Remova essa água e faça esse processo até que a água não saia mais esbranquiçada. Quando a água começar a sair limpa, cubra o arroz com água novamente e deixe de molho por cerca de 30 minutos. Passado esse tempo, escorra o arroz, coloque-o na panela e coloque a água. Cozinhe por 15 minutos. Para cada xícara (chá) de arroz, use de 1/2 a 2 xícaras (chá) de água.

Arroz integral

O arroz integral tem ganhado cada vez mais espaço na cozinha dos brasileiros. Quem está acostumado a preparar o arroz branco pode sentir certa dificuldade na hora de cozinhar o integral. O arroz integral precisa de mais água e mais tempo para cozinhar do que o arroz branco. Para cada xícara (chá) de arroz integral, utilize 3 xícaras (chá) de água e cozinhe por 30 minutos.

tipos de arroz

Arroz preto

Arroz preto

Ainda um pouco desconhecido, o arroz preto tem um sabor agradável e apresenta tantos benefícios para a saúde quanto o arroz integral. Mas ele demora ainda mais tempo para cozinhar do que o integral! Ainda que a proporção seja a mesma — 1 xícara (chá) de arroz para 3 xícaras (chá) de água —, ele precisa de aproximadamente 50 minutos de cozimento para ficar pronto. Vale a pena investir!

Arroz vermelho

Assim como o arroz preto, o arroz vermelho também está chegando de mansinho à mesa dos brasileiros. Para prepará-lo, basta seguir a mesma proporção do preto e do integral: 1 xícara (chá) de arroz para 3 xícaras (chá) de água. Já o tempo de cozimento é de 40 minutos.

veja como fazer diferentes tipos de arroz

Arroz vermelho e arroz basmati

Recomendadas
Pela Web