Como os cozinheiros profissionais lavam as mãos

Higiene acima de tudo: confira como os cozinheiros profissionais lavam as mãos.

Desde pequenos somos ensinados sobre a importância de lavar as mãos em vários momentos do dia: depois de usar o banheiro, antes das refeições e, claro, antes de manusear comida. Esse hábito de higiene impede a proliferação de micro-organismos e ajuda a prevenir doenças. Em cozinhas profissionais, então, é preciso ter bastante cuidado com a higiene das mãos: é indispensável que elas estejam sempre bem limpas. Hoje vamos contar como os cozinheiros profissionais lavam as mãos no dia a dia de uma cozinha. Confira!

veja como os cozinheiros profissionais lavam as mãos

Chef de cozinha fazendo a higienização das mãos

Como os cozinheiros profissionais lavam as mãos

Para começar a lavagem correta das mãos é necessário é ter os produtos certos: antissépticos, sabões líquidos e outros produtos de limpeza profissional. Ou seja, é preciso deixar os produtos domésticos de lado. Além disso, nada de secar as mãos com toalha, viu? Elas devem ser secas com papel-toalha.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O processo de higienização das mãos dos cozinheiros profissionais precisa ter, no mínimo, 1 minuto. Menos que isso é considerado ineficaz. Além disso, também existe um método próprio: o cozinheiro começa usando o sabão líquido ou a espuma a partir do antebraço, lavando de cima para baixo, em direção às mãos. Isso é feito dos dois lados. Na sequência, une-se as mãos, palma com palma, entrelaçando os dedos. Faz-se movimentos para que os dedos se esfreguem uns nos outros, assim como a palma das mãos. Depois lave-se as costas da mão, encostando e esfregando uma na outra. Por último, use-se o polegar para esfregar a palma das mãos, fazendo movimentos circulares. Como dito anteriormente, a higienização é finalizada com o uso de papel-toalha, que além de secar as mãos, também deve servir para fechar a torneira.

Esse processo deve ser feito antes e depois do preparo das comidas, depois de usar o banheiro, de assoar, de tossir, de apertar as mãos de outras pessoas e, claro, depois de retirar o lixo.

Outro detalhe importantíssimo é em relação às unhas: nada de unha grande na cozinha! As unhas devem estar sempre bem aparadas para que não acumulem sujeiras. Quem pensava que era moleza ser cozinheiro?

como os cozinheiros profissionais lavam as mãos

Higienização das mãos

Recomendadas
Pela Web