Como organizar os potes na cozinha: confira as dicas

Saiba como organizar os potes na cozinha e solucione a falta de tampas e espaço nos armários com dicas simples de organização.

Potes de cozinha são muito úteis e práticos, mas podem se tornar um problema se não forem bem organizados. Potes sem tampa e falta de espaço no armário são situações bem comuns. Se você têm um desses problemas (ou quer evitá-los) essas dicas são para você! Saiba como organizar os potes na cozinha:

Como organizar os potes na cozinha

Saiba como organizar os potes na cozinha e solucione a falta de tampas e espaço nos armários

Como organizar os potes na cozinha: confira as dicas

Livre-se do que não usa mais

Ter mais potes do que você consegue utilizar só vai trazer problemas de espaço na sua cozinha. Antes de organizá-los, faça uma limpa e retire aqueles que você não usa mais. Confira o estado de cada um e veja se vale a pena mantê-los no seu armário. Os potes sem tampa e as tampas sem pote são os primeiros a sair da arrumação! Se pretende comprar potes novos, selecione alguns antigos para doação. Eles não precisam estar no fim da vida para que você se desfaça deles.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Não existe número de potes ideal: isso varia de acordo com a sua necessidade. Porém é fundamental utilizar o bom senso para não adquirir mais do que necessita. Se você não pretende gastar com potes novo no momento, aproveite potes e tampas sem par e veja se consegue juntá-los.

Plástico e vidro

É importante ter em mente que, apesar de ambos serem muito úteis, potes de plástico e vidro são diferentes: eles têm particularidades e, às vezes, finalidades diferentes. Confira a usabilidade de cada um deles: isso vai ajudar muito na organização.

Potes de vidro são ótimos para irem ao congelador e descongelar. Eles não retêm muito o cheiro dos alimentos e dificilmente ficam manchados. Os potes plásticos, no entanto, podem ficar com cheiro e manchados. Confira também se esses recipientes são livres de BPA, uma substância que pode ser transferida para o conteúdo do pote se entrar em contato com altas temperaturas. Para sanar essa dúvida, veja se o número presente na parte de baixo do pote corresponde a 1, 2, 3, 4 ou 5. Se também houver um símbolo de copo e garfo, isso confirma que o pote pode ter contato com alimentos.

Sem tampa e com tampa

Existem dois motivos para você guardar os seus potes sem tampa: o primeiro é a retenção de cheiro. Se seus potes forem de plástico, o aconselhado é guardá-los abertos. Os potes de vidro não têm esse problema. O segundo é o espaço para armazenamento. Empilhar potes e guardar suas tampas juntas libera mais espaço nos armários. Para isso, você pode manter um (mas só um) pote sem tampa para armazenar as tampas dos outros recipientes.

Tem que ser prático

De nada adianta ter um armário superorganizado com vários potes e ter que desarrumá-lo sempre que quiser algo. Pense na funcionalidade da organização de acordo com a sua necessidade. Se você utiliza mais aqueles potes mais antigos e gastos, não pense duas vezes em colocá-los na frente. Beleza não é tudo!

Recomendadas
Pela Web