Como limpar tábua de madeira: dicas para conservar seu utensílio de cozinha

Saiba tudo para deixar sua tábua de corte de madeira limpinha e sempre pronta para ser usada! O TudoGostoso revela como limpar e como conservar tábua de madeira.

Uma cozinha equipada é uma cozinha perfeita para o preparo das mais variadas receitas. Por isso, é importante que, além de investir em bons utensílios, você saiba como conservá-los ao longo do tempo de uso. E um dos recordes de dúvidas sobre isso é, com certeza, a tábua de corte, principalmente quando falamos das feitas com madeira. Então, se você é uma das pessoas que possui uma e não sabe como conservá-la, fique atento às  informações! O TudoGostoso vai desvendar como limpar tábua de madeira, como tirar mofo de tábua de madeira e muito mais.

Como tirar mofo de tábua de madeira e mais: saiba tudo no TudoGostoso!

Uma pessoa em uma cozinha cortando ingredientes em uma tábua de madeira

Como limpar tábua de madeira: veja as nossas dicas

Como limpar tábua de madeira?

Para começar você deve entender os prós e contras de se ter esse tipo em casa. A tábua de madeira é feita de uma material que, devido as suas aberturas naturais, contribui para o acumulo mais fácil de bactérias e fungos. Além disso, por ser mais porosa e orgânica, o material com o tempo de uso pode deformar e danificar as fibras. Por esse motivo, é muito importante que aconteça um cuidado mais especial tanto na sua conservação quanto na limpeza. Porém, ao mesmo tempo, a tábua de corte de madeira é a pedida ideal para quem tem um cuidado maior com as facas. Sem contar que são materiais extremamente resistentes ao calor e podem deixar sua cozinha ainda mais bonita.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

No geral, a limpeza das tábuas de madeira, são feitas como a maioria dos seus outros utensílios de louça e etc. É importante que você use um bom detergente antibacteriano e um pouco de água quente (para potencializar).  Retire qualquer resto de comida e faça a limpeza usando uma esponja ou uma escova com cerdas mais firmes. Isso vai ajudar você a retirar qualquer resquício de sujeira. Enxágue tudo com mais um pouco de água quente.

Como tirar mofo de tábua de madeira

A dica aqui está mais na hora da conservação e na pós-limpeza do que na hora da lavagem em si. Depois que você lavou a sua tábua de corte de madeira, foque na desinfecção e secagem. São nesses momentos que a maioria das pessoas acabam errando e contribuindo para a entrada de germes no seu utensílio. Dica: você pode potencializar a limpeza usando um pouco de limão e vinagre. Depois de tudo limpo e enxaguado, leve a tábua para uma lugar arejado e passe um pouco de álcool 70 ou algum desinfetante próprio para essa limpeza. Depois é só deixar secar muito bem ou usar um pouco de papel-toalha no processo – esqueça os panos de pratos aqui, hein! Depois de bem sequinha, limpa e desinfetada, passe um pouco de óleo por toda a superfície da sua tábua de madeira e guarde em um lugar arejado e seco.

Qual a tábua de carne mais higiênica

Como falamos antes, todas as tábuas tem seus prós e contras. Mas com certeza nesse quesito em questão as tábuas de vidro são as melhores. O motivo é o que você já deve imaginar, seu material é muito fácil de ser limpo e higienizado. Assim, se você está atrás de uma tábua completamente higiênica corra paras as tábuas de vidro. Porém, lembre-se que os fios das suas facas vão sofrer muito e precisarão de um cuidado maior.

Quanto tempo dura uma tábua de carne?

Se estamos falamos na de madeira em questão, depende muito. O ideal é que você fique de olho e, sempre que puder e precisar, faça essa troca. Obvio que se você seguir as dicas e cuidar direitinho da sua tábua de madeira ela terá uma vida útil muito maior, mas nada é para sempre. Ainda mais quando falamos de utensílios de cozinha que ficam em contato com os ingredientes da nossas receitas. Por isso, faça sempre a manutenção e, assim que notar cortes fundos ou proliferação de alguma bactéria, troque!

Veja também:

Como tirar mancha da mesa de madeira: 3 truques simples

Confira 5 soluções caseiras para limpar madeira

Recomendadas
Pela Web