Como limpar salmão sem mistérios: aprenda a melhor técnica

Sente dificuldade de limpar peixe? Vem que o TudoGostoso preparou um passo a passo para você aprender de vez como limpar salmão sem mistério

Muita gente é apaixonada por frutos do mar. A gente entende, eles realmente são muito gostosos, versáteis e possuem uma variedade que agrada a todos os paladares. Hoje vamos falar do salmão, um dos peixes mais consumidos no mundo todo e carro chefe da culinária japonesa com o famoso sushi. Mas mesmo tão delicioso pode ser um desafio na hora de limpar. Um bom peixe fresco requer alguma habilidade na hora da sua higienização, descarte das escamas, etc. Então vamos conferir como limpar salmão de uma maneira bem prática. Continue acompanhando!

Como limpar salmão de forma simples com as dicas do TudoGostoso

Antes de te ensinar como limpar salmão, vamos falar sobre como escolher um bom peixe. Esse primeiro passo pode ajudar muito na hora da limpeza e, claro, vai definir o sabor e a qualidade da sua comida. Observe o peixe, quanto mais brilhantes os olhos e mais forte a cor das guelras, maiores são os sinais de que ele foi pescado recentemente e, por isso, está fresco. Depois pressione levemente o corpo e puxe as escamas, a carne deve ser firme e as escamas resistentes ao puxar. Normalmente o salmão vendido no Brasil, em sua maioria, já vem congelado, sem as vísceras. Então o seu trabalho será retirar as escamas, abrir e, se for a intenção, filetar corretamente.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Como limpar salmão sem mistérios: aprenda a melhor técnica

Aprenda como limpar salmão sem mistérios

Para começar a limpeza veja o passo a passo:

1. Comece lavando o peixe em água fria, para retirar qualquer sujeira. Logo depois, retire as escamas usando uma faca pouco afiada, raspando todo o comprimento do peixe, começando pela cauda e indo em direção à cabeça. Faça isso dos dois lados e depois lave para retirar o excesso.

2. Você pode cortar a cabeça do peixe bem rente à guelra. Há também a opção de manter no lugar optando por retirar apenas o filé. Caso decida retirar, é possível reservar a parte da cabeça e usar para dar sabor a um caldo.

3. Em seguida, separe o salmão em postas, cortando no meio. É importante cortar bem próximo da espinha dorsal, de modo que se ouça o atrito entre a faca e a espinha.

4. Logo depois, retire a parte central, com a maior concentração de espinhas, e puxe o restante com uma pinça.

5. Certifique-se de que retirou a maior quantidade de espinhas possível e separe em porções de acordo com o preparo que você desejar.

Veja nossa sugestão de receita com salmão para você

Depois de limpar o salmão corretamente, são inúmeras as possibilidades de preparo. Do sashimi à posta grelhada, com molhos ou sem. No vídeo abaixo você confere uma receita maravilhosa de salmão ao molho de alcaparras para reproduzir na sua casa. Experimente!

 

 

Recomendadas
Pela Web