Como limpar panelas: confira as dicas para cada tipo

Saiba como limpar panelas: confira as dicas para cada tipo. Aprenda a lavar e retirar manchas de queimado sem arranhar as panelas.

Você sabia que não se deve usar utensílios de metal para raspar a panela? Eles riscam o revestimento e fazem com que a panela se desgaste, aumentando as chances de os alimentos grudarem no fundo. Cada material da panela tem um jeito ideal de ser limpo: veja a seguir como limpar panelas e mantenha os seus utensílios sempre impecáveis!

Como limpar panelas: confira as dicas para cada tipo

como limpar panelas

Aprenda como limpar cada tipo de panela

Panelas de aço inox

Para limpar, use sempre o lado macio da esponja e não deixe no escorredor para secar. O cloro contido na água mancha a panela e a deixa mais escura, por isso, finalize a limpeza utilizando papel-toalha após tirar o excesso de água. Se houver resíduos grudados na panela, coloque água quente com um pouco de sabão e espere amolecerem antes de lavar.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Panelas de ferro

Se a panela de ferro necessita de uma limpeza mais profunda, lave com sabão neutro, de preferência em barra, para evitar que o fundo retenha resíduos de detergente. Não use esponjas abrasivas para lavar panelas de ferro porque elas retiram a camada protetora.  Ao fim, esquente a panela tempo suficiente para que a umidade presente nela evapore e evite que ela enferruje.

Para retirar resíduos, leve a panela a fogo alto com um pouco de sal dentro e depois esfregue com papel-toalha até que os resíduos saiam.

Panelas de alumínio

Esse tipo de panela pode ser lavada usando sabão ou detergente e uma esponja que não seja abrasiva. Para retirar resíduos, faça o mesmo processo da panela de inox: coloque água quente com um pouco de sabão e espere amolecer antes de lavar.

O alumínio oxida em contato com a água, por isso, as panelas podem adquirir um aspecto desagradável com o passar do tempo. Isso não significa que estão sujas, apenas gastas. Para atrasar esse desgaste e manter o brilho nas partes polidas, use palhas de aço ou saponáceos apenas em último caso e seque assim que finalizar a limpeza para evitar manchas.

Panelas de vidro temperado

Em primeiro lugar, é muito importante não usar esponjas abrasivas no vidro. Esses objetos enfraquecem a panela de vidro, e a deixam mais suscetível a rachaduras em altas temperaturas, elevando o risco de acidente.

Para limpar manchas insistentes, use a clássica mistura de água e detergente, levando a panela ao fogo por alguns minutos. Caso o vidro esteja ficando fosco, faça o mesmo processo substituindo a mistura por vinagre.

Panelas de cerâmica

Esse é o material mais fácil de limpar da lista: água morna e uma esponja macia são o suficiente. A água facilmente remove gordura e a esponja macia não arranha o revestimento de cerâmica. O uso de sabão e detergente é dispensável, mas não contraindicado.

Para retirar manchas de queimado, deixe a panela de molho em água morna antes de lavar.

Panelas de barro

Depois de usada, ela deve ser lavada a temperatura ambiente, pois mudanças bruscas de temperatura podem danificar o barro. Use uma esponja macia com sabão neutro em água morna e enxugue assim que terminar de lavar para preservar a panela. Guarde-a em um local arejado e sem muita umidade.

Caso necessite remover manchas difíceis, deixe a panela de molho por algumas horas com água suficiente para cobrir o local afetado e cerca de 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Essa técnica também ajuda a remover odores desagradáveis que permanecem na panela de barro depois de cozinhar alguns alimentos.

Recomendadas
Pela Web