Como limpar aspargos: confira o passo a passo no TudoGostoso

Quer experimentar um novo sabor na sua cozinha? Confira no TudoGostoso as dicas de como limpar aspargos e use esse ingrediente maravilhoso!

O aspargo é um vegetal muito usado nas cozinhas alemã e francesa. Seu valor nutritivo é muito alto, enquanto possui uma quantidade muito pequena de calorias. Por isso, é muito indicado para quem está seguindo dietas e com um cardápio mais restrito. Então, que tal preparar essa delícia aí na sua casa e experimentar um novo sabor? Antes, o TudoGostoso te ensina como limpar aspargos e deixá-los prontos para suas futuras receitas.

Como limpar aspargos: confira o passo a passo no TudoGostoso

Como limpar aspargos

Como limpar aspargos: confira o passo a passo

Lave e higienize

Primeiro você deve saber como escolher o aspargo certo. Sempre procure os de talos mais finos e firmes, com cores vivas e sem nenhuma mancha. Depois, lave-os muito bem em água corrente, para retirar completamente as sujeiras mais fáceis. Fique de olho: normalmente esse ingrediente vem com uma boa quantidade de terra. Feito isso, você pode colocar os aspargos em uma solução mais poderosa para eliminar de vez as sujeiras. Deixe-os de molho em um recipiente com água e vinagre ou água e cloro por pelo menos 20 minutos. Depois enxague muito bem e dê uma secada de leve com um papel-toalha.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Corte e descasque

Antes de fazer esse processo, identifique o tamanho e a grossura do aspargo. Os mais finos não precisam ser descascados, eles podem ser preparado desse jeito mesmo. Já os mais grossos, precisam ser completamente descascados. Depois de fazer isso, com a mão, movimente o talo do aspargo delicadamente para cima e para baixo. Identifique a parte que está menos rígida e “quebre-o” em duas partes. Separe as duas partes: não descarte totalmente o caule, ele pode ser usado em purês, sopas e caldos.

Prepare e armazene da maneira correta

Depois de toda essa preparação, você já pode usar os aspargos nas suas receitas! A parte superior pode ser cozida (cuidado com o tempo), refogada ou levada ao forno. Já a parte de baixo, perto do caule, por ser mas rígido é indicado que seja cortada em pequenos pedaços e usada em sopas, caldos ou batido de alguma maneira. Se você quiser armazená-los, faça isso antes de todo o preparo. O ideal é guardá-los na geladeira da mesma maneira que chegaram do mercado, por até 5 dias. Se você limpá-los ou acabar cozinhando uma quantidade muito grande, reserve-os no congelador. Mas não demore para consumir os aspargos, com o tempo eles vão ficando moles e podem comprometer a receita.

Recomendadas
Pela Web