Como limpar a borracha da geladeira: confira as dicas do TudoGostoso

Veja como limpar a borracha da geladeira: são dicas simples para deixar o seu eletrodoméstico sempre brilhando e funcionando perfeitamente!

A cozinha é um dos lugares da casa onde mais devemos ter atenção com a limpeza. A faxina deve ser uma rotina: é importante lembrar-se de limpar todos os lugares e também eletroportáteis e eletrodomésticos, como a geladeira. Por estar em contato direto com as comidas, ela deve ser sempre muito bem higienizada. Por isso, o blog do TudoGostoso te ensina como limpar a borracha da geladeira. Confira as dicas e deixe seu eletrodoméstico brilhando!

Como limpar a borracha da geladeira: confira as dicas do TudoGostoso

Como limpar a borracha da geladeira

Como limpar a borracha da geladeira: confira as dicas

Antes de limpar

Antes de começar a limpar e higienizar a geladeira, lembre-se sempre de retirar os alimentos e desligá-la da tomada. É muito importante que você não limpe a geladeira com ela ligada. Separe o material necessário: esponja, escova, panos secos e luvas de borracha são muito importantes.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Faça uma limpeza semanal

Sempre que for fazer a limpeza da geladeira, aproveite para limpar a borracha! Pelo menos uma vez a cada 15 dias, a geladeira, incluindo a borracha, deve ser limpa e higienizada. Para limpar a borracha, use uma mistura simples de detergente com água morna. Passe por toda a extensão da borracha com uma esponja ou uma escova com cerdas macias. Deixe a mistura agir por alguns minutos e retire tudo com uma pano seco e limpo. É muito importante que você retire qualquer resquício de sabão ou água da borracha antes de voltar a usar a geladeira. Isso vai impedir o aparecimento de mofos e fungos com facilidade.

Veja mais:
Como limpar panelas: confira as dicas para cada tipo
Como limpar corretamente objetos do dia a dia

Para mofo e bolor

Mas se mesmo depois das limpezas semanais a borracha da geladeira apresentou fungos ou bolor, está na hora da faxina pesada! Assim que você perceber pontos pretos com bolor ou fungo, comece a limpar. Isso pode contaminar toda a comida que está armazenada na geladeira. Por isso, faça uma mistura mais forte que higienize a borracha por completo. Você pode fazer dois tipos de misturas: com água sanitária e água ou com vinagre e bicarbonato. A primeira é menos aconselhada: por mais que deixe tudo bem limpo, com o tempo, ela pode danificar a borracha. Assim, dê preferência para a segunda mistura com vinagre e bicarbonato. Coloque em um borrifador 1 xícara de vinagre com 1 colher de bicarbonato e agite bem. Espirre nos pontos mais críticos, deixe a mistura por alguns minutos e retire com um pano limpo.

Fique sempre de olho

Mesmo seguindo todas as dicas de limpeza e higienização, você precisa estar sempre atento à geladeira. A borracha precisa estar sempre limpa, seca e sem restos de alimento. Se a porta da geladeira estiver com problemas para ser vedada, a borracha pode estar rachada ou ressecada. Por isso, invista em uma camada fina de vaselina por toda a extensão da borracha.

Recomendadas
Pela Web