Como lavar frutas e verduras corretamente e de forma eficaz

Existem vários métodos para lavar frutas e verduras, mas você sabe qual deles é o mais eficaz? O TudoGostoso te conta qual é!

É fundamental lavar as frutas e verduras antes de consumi-las: você já sabe disso. Por serem cultivados em locais abertos, os alimentos podem receber a visita de alguns convidados indesejados, tais como insetos, ou até mesmo resquícios de pesticidas ou outros métodos utilizados para afastar as pragas. Isso sem falar do trajeto dos alimentos até a sua cozinha: o transporte, o local onde ficam expostos e até mesmo nossas mãos podem ser focos de contaminação. Se você apenas limpa esses alimentos na água corrente, talvez isso não seja suficiente. Hoje o TudoGostoso vai te ensinar como lavar frutas e verduras corretamente de forma simples e eficaz! Confira!

Folhas de alface de molho em um recipiente

Folhas de alface de molho em uma solução

Como lavar frutas e verduras corretamente

Comece lavando bem — mas bem mesmo!

Sabe aqueles alimentos que costumamos comer com casca, como a maçã e o tomate? É necessário dar uma atenção especial na hora de lavá-los em água corrente, e isso inclui esfregar uma bucha ou esponja pelo alimento. Mas vale ressaltar que a bucha ou esponja devem ser exclusivas para essa tarefa, hein? Nada de reaproveitar a esponja da louça, pois, do contrário, pode correr o risco de acontecer uma contaminação cruzada.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Tomate sendo lavado em água corrente

Verduras sendo lavadas em água corrente

A boa e fiel água sanitária

Utilizar a água sanitária pode garantir uma limpeza mais eficaz ainda! Para isso, basta apenas fazer uma mistura de 1 colher (sopa) de água sanitária para 1 litro de água. Depois é só mergulhar as verduras ou frutas nessa solução e deixar de molho por cerca de 15 minutos. Fácil, né? Após esse tempo é só lavar os alimentos com água potável ou filtrada.

Procure secar bem antes de levar à geladeira

Você acabou lavando uma cabeça inteira de alface e sobraram várias folhas? Não se preocupe! Se situações como essas acontecerem, apenas certifique-se de secar bem as folhas (ou os demais alimentos) antes de levá-las à geladeira. Dessa forma, você vai evitar que estraguem em pouco tempo.

Folhas de alface de molho em um recipiente com solução

Folhas de alface de molho

Recomendadas
Pela Web