Como higienizar utensílios de cozinha: veja dicas para cada material

Você sabia que cada material deve ser higienizado de uma maneira diferente? Veja como higienizar utensílios de cozinha e confira dicas para cada material!

Você sabia que cada material dos utensílios de cozinha deve ser higienizado de uma maneira diferente? Isso se deve à composição de cada um: a regra geral é não utilizar produtos abrasivos para realizar a limpeza, pois pode aumentar porosidades e fissuras presentes nos utensílios e aumentar a chance de proliferação de bactérias. Veja a seguir como higienizar utensílios de cozinha e confira dicas para evitar contaminações.

Como higienizar utensílios de cozinha

Veja a seguir como higienizar utensílios de cozinha e confira dicas para cada material

Como higienizar utensílios de cozinha: veja dicas para cada material

Madeira

Antes de começar, é importante saber que utensílios de madeira devem ser evitados, em especial as tábuas para cortar carne. O motivo é que esse material tende a acumular mais sujeira devido às fissuras que aparecem ao decorrer do uso, facilitando a proliferação de bactérias. Você não precisa jogar fora todos os seus utensílios de madeira, mas caso precise repor algum, prefira plásticos resistentes, vidro, silicone ou aço inox.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Lave bem os objetos de madeira com água e sabão neutro com uma esponja dura. Para garantir a limpeza de utensílios de madeira, aqueça água e adicione um pouquinho de água sanitária para deixar os utensílios de molho por, no máximo, 40 minutos. Enxágue bem e deixe secar em pé em local arejado para que a água escorra e não acumule. Utensílios de madeira não devem ficar de molho com frequência, então só faça esse procedimento eventualmente.

Silicone

A limpeza diária dos utensílios de silicone é bem simples: basta utilizar água corrente e detergente neutro assim que terminar de usá-los. Se acabar deixando a limpeza para o fim da receita, coloque-os de molho em água com detergente por 10 minutinhos.

Se você utiliza muito esses utensílios, faça uma limpeza mais profunda de vez em quando com água quente e detergente. É só deixar de molho por 1 hora.

Metal

Esse material tem muitas formas de ser higienizado. Em geral, o uso de água corrente e detergente é o suficiente, mas se sentir que precisa fazer uma higiene mais profunda, faça uma esterilização com água fervente.

Recomendadas
Pela Web