Como higienizar couve-flor e brócolis com poucos itens e de maneira rápida

Faça a limpeza da couve-flor e do brócolis assim que chegar do mercado! Aprenda com o TudoGostoso maneira práticas de higienizar esses alimentos.

Agora no inverno é a melhor época para consumir couve-flor e brócolis e fazer uma infinidade de receitas. Mas, antes de chegar no momento do preparo, é importante ficar atento a escolha e limpeza dos ingredientes. Por isso, a gente te dá algumas dicas e passo a passo de como higienizar couve-flor e brócolis de maneiras fáceis e práticas. Em poucos minutos você deixa tudo pronto para terminar seus pratos e incrementar suas refeições.

Truques para higienizar couve-flor e brócolis e preparar receitas incríveis

Uma pessoa lavando brócolis embaixo da pia

Saiba no TudoGostoso como lavar couve-flor e brócolis

Como escolher couve-flor e brócolis?

Na hora do mercado, fique de olho na coloração e na firmeza das verduras. Quanto mais verde o brócolis melhor, já a couve-flor, fuja dos ingredientes escuros (sempre em tons puxados para o branco). Em relação as folhas e talos, dê preferência para hastes firmes e folhas com textura menos grosseira e sem nenhuma mancha.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Como lavar couve-flor?

Normalmente a couve-flor vem em ramos fechados e inteiros, e você nem precisa separá-los para começar a limpeza. Para higienizar o ingrediente por completo, comece colocando a verdura, com cuidado e por inteiro, embaixo da água corrente. Assim, você consegue retirar as sujeiras mais grosseiras e deixar sua higienização mais rápida. Depois, coloque a couve-flor, de cabeça para baixo, dentro de um recipiente com 1 litro de água e 1colher (sopa) de água sanitária ou vinagre, de modo que os raminhos fiquem submersos nessa mistura. Aí é só esperar 20 minutos e terminar o preparo da sua receita!

Como lavar brócolis?

Diferentemente da couve-flor, o brócolis pode ser encontrado separado para ser vendido nos mercados e feiras. Por isso, você pode usar um outro tipo de limpeza com ele. Comece pegando os galinhos e passando com cuidado pela água corrente. Depois, coloque todos eles em uma mistura de água e sal (isso ajudará a retirar bichinhos e sujeiras mais persistente). Como ele está separado, fica mais fácil e rápido a limpeza, por isso vocÊ pode deixar de 5 a 10 minutos apenas. Aí é só lavar novamente em água corrente e pronto! Dica: se o brócolis vier inteiro, assim como a couve-flor, pode seguir o mesmo passo a passo dela na hora da higienização.

E, depois de higienizar bem a couve-flor e o brócolis, escolha uma dessas receitas deliciosa para preparar:

Receitas com couve-flor

Couve-flor gratinada

Uma das receitas mais famosas com couve-flor, confira como preparar essa delicia cremosa e superfácil!

Couve-flor recheada

Faça a couve-flor inteira e recheada, com apenas um corte você consegue um prato bonito e cheio de sabor.

Couve-flor frita

Que tal deixar a couve-flor ainda mais gostosa empanando e fritando em óleo quente? Óbvio que não tem como ficar ruim.

Receitas com brócolis

Brócolis gratinado

A mesma versão da receita de couve-flor, mas agora com o brócolis como opção.

Arroz de brócolis

Um acompanhamento supergostoso que pode ser feito na hora da janta, no almoço e até em um churrasco.

Bolinho de brócolis

Que tal um petisco de brócolis? Com esse bolinho assado você faz menos sujeira na cozinha e ainda prepara uma opção saudável e deliciosa.

Veja também:

Aprenda a eliminar o amargor do brócolis com essas dicas práticas

Receitas com couve-flor: 35 opções fáceis de fazer e supergostosas

Recomendadas
Pela Web