Como higienizar alimentos de maneira natural

Se você pensa que lavar alimentos como frutas e legumes somente com água corrente já é o bastante para eliminar as bactérias e germes, saiba que não é bem assim. Existem algumas receitas caseiras que prometem eliminar qualquer resíduo de sujeira desses alimentos que são tão expostos a impurezas. Vale a pena investir um pouquinho mais de tempo na limpeza para evitar qualquer contaminação para você e sua família, certo? Confira algumas dicas que vão te ajudar muito nesse processo!

Uma alimentação saudável precisa ser rica em legumes, vegetais e frutas. Todos são indispensáveis para nossa saúde, certo? Saiba que higienizar de forma correta cada um desses alimentos também precisa fazer parte do nosso dia a dia! Confira algumas dicas de como realizar essa higienização de forma natural e fácil.

Uma alimentação saudável precisa ser rica em legumes, vegetais e frutas. Todos são indispensáveis para nossa saúde, certo? Saiba que higienizar de forma correta cada um desses alimentos também precisa fazer parte do nosso dia a dia! Confira algumas dicas de como realizar essa higienização de forma natural e fácil.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A preparação dos alimentos antes da higienização

Ao voltar da feira, comece retirando os vegetais e verduras de dentro dos sacos plásticos, coloque-os em um recipiente limpo e deixe-os na geladeira por aproximadamente duas horas. Esse procedimento é imprescindível para o começo do processo de higienização por que os vegetais absorvem qualquer bactéria e contaminação do ambiente que estão se forem colocados em contato com água da mesma temperatura que eles. Por isso, coloque-os ainda frios em um recipiente com água em temperatura ambiente ou morna.

Higienização com vinagre

Essa é sem dúvidas uma das maneiras mais famosas de higienizar alimentos! Para preparar essa solução, basta colocar duas colheres (sopa) de vinagre para cada 1 litro de água filtrada. Depois disso, deixe as verduras e frutas mergulhadas nessa mistura por aproximadamente 30 minutos. O vinagre não irá matar aquelas larvas que sempre estão nas verduras, mas faz com que elas se soltem das folhas com mais facilidade! Depois do tempo marcado, é só passar pela água corrente e secá-la no secador de saladas.

Higienização com limão

Sim! Mais uma vez o limão aparece por aqui como ajudante na limpeza da cozinha! Para preparar essa solução milagrosa, corte 1 limão inteiro em 4 partes, exprema bem para retirar todo o suco e coloque em uma bacia com 1 litro de água. Para alimentos delicados como alface, deixe agir por 5 minutos. Para os mais resistentes como batatas, deixe de 10 a 15 minutos.

Higienização com água sanitária 

Essa é a solução mais simples de preparar, mas é super eficaz! Coloque uma colherzinha de hipoclorito de sódio ou solução clorada em 1 litro de água e deixe os alimentos de molho por 15 minutos para eliminar qualquer bactéria e impurezas! Depois, lave em água corrente e está pronta para consumir!

Higienização com iodo

Vendido em farmácias e supermercados, o iodo é super eficaz para tirar algo que prejudica e muito a nossa saúde: os agrotóxicos! Sim, é possível eliminá-los em casa! Coloque 5 ml da composição em 1 litro de água e deixe alimentos com cascas mais grossas de molho por 1 hora. Depois disso, lave os alimentos em água corrente e esfregue com a ajuda de uma esponja vegetal.

Recomendadas
Pela Web