Como harmonizar vinho tinto, branco e rosé: descubra qual combina melhor com cada alimento

Para harmonizar vinho, você precisa escolher o melhor de acordo com o prato

Degustar um vinho ao lado de uma boa comida é uma experiência prazerosa. Vale para um jantar romântico, para uma refeição leve entre amigos ou mesmo para curtir a noite na sua própria companhia. Só ter um vinho na mesa já deixa uma refeição especial, principalmente se escolher o tipo mais adequado. Entre tantos mitos sobre vinhos, uma verdade é que certos vinhos combinam mais com um prato do que outro. Por isso, descubra no TudoGostoso os alimentos que ficam melhor com vinho tinto, vinho branco e vinho rosé.

harmonizar vinho tinto, branco e rose

Vinho tinto, branco e rosé harmonizam com pratos diferentes

Como harmonizar vinho com comida?

Existem algumas “regras” comuns que guiam na escolha do melhor vinho e ajudam a não errar. Um método é o de harmonização por semelhança. Para que os sabores entrem em equilíbrio, é importante que pratos simples venham com vinhos de sabor simples enquanto pratos encorpados ficam bom com vinhos encorpados. Assim não corre o risco de um ofuscar o outro.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Outra estratégia é a harmonização por contraste. Por mais contraditório que possa parecer, uma maneira inteligente de combinar o vinho com a comida é buscar a neutralidade com sabores diferentes, mas que se unam no paladar. Um queijo azul, por exemplo, fica melhor com um vinho forte do que um mais suave.

O sal, a acidez, o açúcar e a pimenta também podem ser usados como parâmetro. O sal deixa o vinho mais suave e frutado, então deve ser usado com um vinho tinto mais forte. Pratos com tons ácidos precisam de um vinho igualmente ácido para harmonizar. O açúcar pode deixar o vinho mais amargo, por isso a regra é usar um vinho mais doce do que a própria sobremesa. Os alimentos picantes vão bem com vinhos de teor alcoólico mais baixo, até cerca de 10%.

harmonizar vinho tinto, branco e rose: copos de vinho tinto com queijo e carne no fundo

Você pode aprender a harmonizar vinho com a comida com alguns truques padrões

Que tipo de comida combina com vinho tinto?

No princípio mais geral, o vinho tinto harmoniza principalmente com carnes vermelhas, como em um prato de costela na panela de pressão, mas é uma bebida bem versátil. Massas com molho vermelho como macarrão bolonhesa também tem tudo a ver com vinho tinto, especialmente se for um vinho tinto seco. Para uma noite de queijos e vinhos, servir o clássico queijo com vinhos, prefira queijos mais duros para acompanhar o vinho tinto.

Mas atenção que até entre os vinhos tintos existem alguns alimentos mais indicados do que outros. Um vinho tinto leve fica bom com massas mais leves ou até uma massa de pizza. E quem disse que só vinho branco harmoniza com frutos do mar? Um vinho tinto seco mais leve fica bom com um bacalhau ao forno. Já o vinho encorpado foi feito para pratos mais acentuados, como um risoto de cordeiro com queijo coalho.

harmonizar vinho tinto, branco e rose: taça de vinho tinto com tabua de carnes

O vinho tinto é o melhor para carnes vermelhas mais gordurosas

Que tipo de comida combina com vinho branco?

Para harmonizar vinho branco, pense em alimentos leves. Com peixes e frutos do mar não tem erro ir com um vinho branco. Um risoto de camarão com vinho branco seco é garantia de sucesso. Carnes brancas como um filé de frango grelhado com limão também combinam com o mesmo vinho. Outras escolhas certas para a bebida são o fondue de queijo, aperitivos como a bruschetta, legumes e queijos moles.

Um vinho branco mais encorpado pode vir com receitas ligeiramente mais pesadas, como um filé de salmão ao forno ou lombinho com batatas coradas. Se o vinho branco for mais doce, aproveite para servir com sobremesas que não sejam tão adocicadas, como um cheesecake de goiaba. Com pratos salgados, o vinho branco doce cai bem com queijos maturados como o gouda.

harmonizar vinho tinto, branco e rose: taças de vinho branco com tabua de queijos

O vinho branco harmoniza bem com pratos mais leves e suaves

Que tipo de comida combina com vinho rosé?

O vinho rosé é mais simples e constante. É um vinho feito com uvas tintas, mas mais frescos, frutados e com mais acidez. A bebida é quase um meio termo entre um vinho branco mais encorpado e um vinho tinto mais suave. Por isso, o vinho rosé cai entre os dois também na questão da harmonização com a comida.

Carnes magras como um frango assado ao suco de laranja ou uma torta de atum, massas como um macarrão ao molho rosé e preparos com legumes como uma abobrinha gratinada são receitas deliciosas para servir com um vinho rosé. Para os queijos, o vinho rosé anda lado a lado com queijos moles como brie e cottage.

harmonizar vinho tinto, branco e rose: taça de vinho rose e prato com aperitivos

O vinho rosé fica entre o tinto e o branco, então pode ser apreciado com carnes, peixes e aperitivos

Veja também:

Como escolher vinhos bons e baratos: confira dicas

Por que uma taça de vinho por dia pode fazer bem

Recomendadas
Pela Web