Como harmonizar cerveja com alimentos salgados, picantes, amargos e doces

Tomou uma cerveja e comeu um petisco que não combinou? Veja como harmonizar a cerveja com com a comida e tenha a melhor experiência!

É comum lermos dicas sobre a harmonização de vinhos, mas você sabia que também existe harmonização de cerveja com alimentos? Apesar de ser menos falada, esse tipo de combinação é importante para proporcionar a melhor sinestesia (mistura de sentidos). Por exemplo, você já notou alguma vez que bebeu uma cerveja mais encorpada e comeu um tipo de alimento que não combinou bem? Você, por acaso, sentiu o estômago pesado ou teve uma sensação de desconforto? Pensando em acabar com esse problema e em te ajudar a ter a melhor experiência, o TudoGostoso separou algumas dicas sobre harmonização de cervejas e como fazer essas combinações. Confira!

Como harmonizar cerveja com alimentos: copo de cerveja com hamburguer

Confira como fazer harmonização de cerveja com comida

O que é harmonização de cerveja?

A harmonização da cerveja significa elaborar sintonia, equilíbrio, proporção e coerência com a comida. Dessa forma, os elementos precisam criar uma sensação agradável ao paladar. Imagina tomar uma cerveja que não combina nada com a carne ou o petisco que você estiver degustando. Isso não seria bom, não é mesmo? Por isso, você precisa entender como fazer essa harmonização.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Tipos de harmonização

Você não começará harmonizando cerveja com alimentos como um especialista, mas você pode aos poucos melhorando até alcançar um nível satisfatório para sua degustação. Confira alguns tipos de harmonização:

Harmonização por semelhança

Nesse caso, os elementos do alimento precisam ser parecidos com os da cerveja. Se atente à doçura, acidez e outros pontos que são semelhantes.

Harmonização por contraste

A harmonização ocorre pelos sabores opostos, ou seja, se você estiver degustando um alimento muito doce, a dica é harmonizar com uma cerveja em tom mais amargo. Que tal harmonizar um chocolate branco com uma cerveja mais escura, com notas tostadas?

Harmonização por complemento

Sabe aquela sensação de comer algo e sentir o sabor de um elemento que fica perfeito com o prato? É exatamente esse impacto que a cerveja precisa oferecer na combinação com o prato.

Harmonização por fator cultural

Essa combinação ocorre mais pelos fatores culturais de uma região. Por exemplo: para os brasileiros é tradição comer um pão francês com um copo de café pela manhã. Da mesma forma, em alguns locais existem costumes de degustar cerveja com um determinado tipo de prato.

Como harmonizar cerveja com alimentos: cerveja e hambúrguer em cima de uma mesa

Veja dicas sobre os tipos de harmonização de cerveja

Termos gerais da cerveja

Você tem dúvidas sobre os termos gerais da cerveja? Calma! Confira os principais e tire suas dúvidas:

Encorpada

Sabe quando você experimenta uma bebida e sente a sua boca mais encorpada, ou seja, mais pesada? Essa é a sensação desse tipo de cerveja. Ex: Weissbier e Stout.

Leve

Essas são as cervejas “mais fáceis” de tomar, pois elas não pesam. Ex: Pilsner, Witbier, Vienna Lager, Bock.

Forte

A cerveja pode ser forte pelo teor de álcool, pelo amargor ou pela cor.

Fraca

A bebida torna-se fraca pela sua cor, amargor e teor de álcool.

Lupulada

O lúpulo é aquela flor que oferece o tom amargo à cerveja. Portanto, cervejas lupuladas são aquelas mais amargas e refrescantes. Ex: India Pale Ale, Extra Special Bitter, Double/ Imperial IPA.

Session Beer

É um estilo de cerveja mais leve. Ex: Session Porter/ Session Saison/ Session IPA.

Double/Imperial

Elas costumam ser “mais encorpadas” do que a versão tradicional. Ex: Imperial IPA, Imperial Porter.

Dicas gerais de harmonização

O segredo da harmonização é não deixar que nenhum elemento, do prato e da cerveja, se sobreponha ao outro. Por isso, se atente aos tipos de cerveja:

Cerveja leve

Esse tipo de cerveja combina melhor com comidas leves, da mesma forma, cervejas mais fortes precisam ser oferecidas com pratos com sabores mais intensos.

Cerveja escura

A dica é simples: a comida precisa ser escura se a cerveja também for.

Cerveja lupulada

A cerveja lupulada combina melhor com pratos picantes.

Como harmonizar cerveja com alimento: três tipos de cerveja em cima da mesa

Confira quais são os tipos de cerveja

Com quais pratos harmonizar as cervejas?

Agora que você já sabe como começar a harmonizar a comida com a cerveja, confira alguns pratos que combinam melhor com cada tipo de bebida:

India Pale Ale

Essas são bebidas com mais lúpulo, portanto são “mais pesadas”. Esse tipo de cerveja fica melhor com comidas com mais teor de gordura, como carnes assadas e molhos fortes.

Pilsen

Esse tipo de bebida é mais leve e tem cor mais clara, por isso, elas combinam bem com pratos mais leves. Tente harmonizar esse tipo de cerveja com saladas, frutos do mar, frutas secas, queijos brancos e outros.

Porter ou Stout

Esse tipo de cerveja é aquela mais escura, que, normalmente, apresenta notas de chocolate e café. Justamente por isso, essa é uma opção para harmonizar pelo fator semelhança com doces, como o brownie e o petit gateau. Outra maneira de fazer a harmonização é através do fator contraste. Como a bebida já é doce, tente combinar com pratos mais salgados. Um exemplo disso é: beber esse tipo de cerveja comendo um queijo de sabor mais forte, como o parmesão.

Rauchbier

Esse tipo de cerveja é mais forte e tem o sabor defumado. A ideia aqui é harmonizar a cerveja com pratos mais pesados e gordurosos, como o caso da feijoada e do churrasco.

Weiss

Essa bebida tem notas ácidas e por isso combinam mais com pratos mais leves. A dica aqui é buscar harmonizar pelo contraste. Se a cerveja é mais ácida, tente degustar com comidas mais amargas e apimentadas.

Como harmonizar cerveja com alimentos: cerveja clara com asinhas de frango em cima da mesa

Com quais pratos combinar cada tipo de cerveja

Veja mais: 

Cervejeiros de plantão: presentes perfeitos para quem não recusa aquela cerveja no final de semana

Para que serve a espuma da cerveja: saiba por que o colarinho faz bem

Qual é a diferença entre chopp e cerveja: descubra

Recomendadas
Pela Web