Como gerar menos lixo na cozinha: veja as dicas

Confira as dicas e deixe sua cozinha mais sustentável produzindo bem menos lixo!

A cozinha é um dos lugares da casa onde mais produzimos lixo. São restos de ingredientes, sobras de refeição, embalagens plásticas… Mas muito importante mudar alguns dos nossos hábitos para gerar menos lixo, o que traz benefícios para o planeta e para o bolo também. Por isso, confira algumas dicas de como gerar menos lixo na cozinha!

Como gerar menos lixo na cozinha: veja as dicas

gerar menos lixo na cozinha

Como gerar menos lixo na cozinha

Compre pouca comida

Tire um tempo para organizar suas compras. Percebendo o quanto você consome, fica mais difícil desperdiçar alimentos. Faça uma listinha rápida e básica do que você vai precisar para o dia, semana e mês antes de ir ao supermercado. Assim você economiza dinheiro e joga muito menos comida e embalagens no lixo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Diminua as embalagens

Alimentos prontos ou processados normalmente são vendidos em embalagens de plástico. Para ter uma cozinha com menos lixo, é necessário fazer outras escolhas. Passe a comprar a granel: guardando os alimentos em potes de vidro ou sacos de pano, você diminui as embalagens de plástico. Prefira alimentos sempre frescos e que não gerem tanto lixo.

Substitua os materiais de limpeza

Você tem um produto para cada área da cozinha? Um limpa-vidros, um limpa-fogão, um lava-louças? Isso pode parecer útil, mas no final das contas produz muito lixo. Cada produto de limpeza gera um recipiente de plástico que normalmente não será reutilizado. Por isso, faça limpadores caseiros e reponha sempre nas mesmas embalagens, evitando assim o desperdício. Dica: substitua suas esponjas tradicionais de lavar a louça por buchas orgânicas: quando descartadas, essas buchas não poluem o planeta!

gerar menos lixo na cozinha

Dê preferência aos panos e guardanapos de pano

Para que descartáveis?

Você pode substituir o papel-toalha, papel-filme e guardanapos de papel por panos e guardanapinhos de pano! Eles podem ser reutilizados várias e várias vezes e têm o mesmo efeito dos descartáveis. Dê preferência também para os filtros de barro e as garrafinhas reutilizáveis, assim você substituir os galões de plástico e as garrafas pet para beber água.

Tenha uma composteira caseira e orgânica

Em um primeiro momento pode parecer difícil, mas é bem fácil transformar seu lixo orgânico em adubo! Com a composteira, seu lixo orgânico vira adubo e pode voltar para a natureza de forma limpa e ecológica. Veja no blog do TudoGostoso o que é compostagem e como fazer em casa.

gerar menos lixo na cozinha

Leve ecobags para suas próximas compras

Fuja das sacolas e potes de plástico

Pode parecer impossível diminuir o uso de plástico na cozinha, mas com algumas pequenas mudanças você verá diferença. Troque as sacolinhas de plástico por ecobags, seja para qualquer tipo de compras: tenha sempre uma na bolsa. No supermercado, já acomode as frutas e verduras direto nelas, sem a necessidade de pequenos saquinhos. Sabendo como arrumar, os ingredientes para suas receitas ficam seguros e muito bem acomodados dentro da ecobag. Dica: você pode substituir as sacolinhas de plástico, em algumas lixeiras, por jornal. É bem fácil fazer um compartimento com as folhas que possam segurar lixos mais leves. Troque seus potes de plástico por potes de vidro, inox e cerâmica! Acomode o resto de comida, temperos e seus ingredientes em potes que não sejam de plástico, assim tudo é reciclado e reutilizado!

Tente sempre reaproveitar

A palavra é reciclar: tente reutilizar o máximo de produtos e ingredientes na sua cozinha! Um pedaço de uma fruta de uma receita pode virar um suco, uma panela quebrada pode servir de decoração, etc. Sempre tente pensar ao máximo antes de jogar qualquer coisa fora, aproveitando a maior quantidade de coisa produzimos menos lixo e nosso bolso e planeta agradecem!

Recomendadas
Pela Web