Quiabo: aprenda a fazer receitas deliciosas com o legume

Seja por desconhecimento ou por paladar, tem gente que não come quiabo. Quem gosta, não troca por nada. Aprenda algumas formas de saboreá-lo

O quiabo é daqueles alimentos controversos: tem uma legião de adoradores, mas também tem um monte de gente que não pode nem ouvir falar do legume, principalmente por sua “baba”. Se você é dos que gostam, certamente já conhece as propriedades do alimento, rico em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes. Mas sabe como variar as receitas ou come sempre da mesma maneira? Confira algumas formas diferentes de preparo e inove na cozinha!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

 

Como fazer quiabo: afinal qual a melhor receita?

Apesar de não parecer, o quiabo é tão versátil quanto outros legumes. Pode ser feito como salada, refogado, assado e até frito. Em versão ensopada com frango, dá origem ao típico prato da culinária mineira. E quando cozido com camarão seco vira o clássico caruru baiano. Não tem outro legume para fazer um simples ensopadinho de carne moída? Vá de quiabo, ele substitui facilmente uma batata, cenoura ou chuchu. Lembrando que, apesar de delicioso, o quiabo não deve ser consumido, diariamente, pois contém altos níveis de oxalato, substância que facilita a formação de pedras nos rins e na vesícula.

Como tirar a baba do quiabo: aprenda a técnica de uma vez por todas

A baba do quiabo costuma ser a grande vilã da história: mesmo quem gosta do legume, odeia sua baba característica. Mas, fazendo uso de algumas técnicas você aprende como tirar a baba do quiabo, de forma rápida e simples. O truque mais fácil de todos é misturar água fervendo com vinagre. Em uma panela, coloque cerca de 1 litro de água com 100 ml de vinagre e bote para ferver. Depois é só cortar as pontas do quiabo e colocar os pedaços na água fervente. Deixe cozinhar por 5 minutos e seu quiabo sem baba estará pronto!

Benefícios do quiabo: rico em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes é ótimo para a saúde

Fonte de fibras, o quiabo também é rico em vitaminas A, C e B6, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, sódio e potássio. Além disso, é pouco calórico (cerca de 22 kcal em 100 g)  o que o faz ser queridinho de quem quer perder peso ou simplesmente busca uma alimentação mais saudável.

Inove na cozinha com 6 receitas deliciosas:

Frango com quiabo

Muito comum na região das Minas Gerais, o ensopado agrada a quem não é de lá também.

Quiabo refogado

Como acompanhamento de um prato principal fica uma delícia.

Carne moída com quiabo

Sem criatividade? Pegue aquela carninha moída na geladeira, refogue com quiabo e tenha um prato.

Quiabo frito

Temperado com alho e sal, ele é frito em óleo bem quente.

Salada de quiabo

Sozinho ou com tomate, cebola e pimentão para incrementar.

Quiabo assado

No forno em temperatura alta, temperado com coentro e cebolinha, fica pronto em meia hora.

Confira aqui o passo a passo para o preparo de um delicioso frango com quiabo:

Recomendadas
Pela Web