O que você precisa saber para fazer a sua cerveja artesanal

Sim, é possível fazer cerveja em casa, venha descobrir como!

cervejas artesanais

Acredite, você pode fazer a sua própria cerveja em casa!

Não tem pra onde fugir! A onda das cervejas artesanais chegou com tudo e veio para ficar. Você certamente já deve ter ouvido falar dessas cervejas que chegam a ter uma maior variedade de sabores e texturas, com ingredientes diversos!

Cerveja é  bom e todo mundo gosta! Uma boa cervejinha cai bem em qualquer ocasião, no churrasco, no almoço de domingo, no happy hour depois do trabalho… E que tal preparar uma deliciosa cerveja em casa? Isso mesmo, você não ouviu errado, é possível preparar cerveja em casa com alguns instrumentos e ingredientes. Dá muito trabalho? Dá um pouco e o processo é lento, mas você vai ver que não é nenhum bicho de sete cabeças!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Aproveite que as cervejas artesanais estão em alta e tenha a sua  própria cerveja caseira. Você vai arrasar na próxima reunião com os amigos. Vem saber como:

Alguns utensílios são necessários para a preparação da cerveja

Para começar, é preciso saber o que você vai precisar para começar a produzir a cerveja. Para que a sua cerveja saia perfeita, é preciso providenciar alguns materiais. Mas não se desespere, eles são mais fáceis de achar do que você imagina. Você precisa de: fogão, 2 panelas grandes com capacidade para 32 litros (de preferência que tenham uma torneira na base), termômetro, balança, 1 moinho para moer os cereais, 1 válvula airlock , 2 baldes de PVC e 1 forma para pizza que vai servir de fundo falso para a panela.

Ingredientes para cerveja

Você vai precisar de malte, lúpulo e fermento para preparar a sua cerveja

Preparando a sua cerveja

Os ingredientes básicos para a sua cerveja são: água, malte, lúpulo e fermento. Primeiro você precisa moer bem o malte. Depois aqueça 20 litros de água, que devem chegar a 70° C (cuidado para não passar desse limite), e misture o malte moído. Deixe repousar por 1 hora e depois utilize a panela de fundo falso para separar o mosto (sumo) do líquido.

Em outra panela, acrescente água a 70° C, misture o mosto e volte a acender o fogo. Ferva por 5 minutos e adicione o lúpulo. Deixe a mistura ferver por 1 hora com a panela destampada. Quando faltarem 5 minutos, adicione também o lúpulo de aroma.

Agora chegou a hora de decantar! Coloque a panela em uma bacia com água e gelo e deixe repousando por mais 1 hora, com a tampa fechada. Após esse processo, acrescente o fermento. Escolha o fermento de acordo com o tipo de cerveja que você deseja produzir (larger, ale etc). Novamente é preciso deixar descansar e, desta vez, deixe de 7 a 10 dias! Sim, demora! Mas vai valer a pena.

Processo final: vai ficar pronta!

Depois desses dias de espera, a sua cerveja está mais próxima de ser degustada. Utilize a torneira e a airlock para retirar as leveduras decantadas e todos os resíduos indesejados. Atenção para não deixar o ar entrar na mistura! Mantenha a mistura em um balde fechado e em temperatura ambiente por 2 semanas, e a sua cerveja nasceu! Está pronta para o consumo.

Recomendadas
Pela Web