Hashi: saiba como usar e confira algumas dicas importantes

Não use mais garfo ou elástico: aprenda a comer com o hashi de forma prática e superfácil!

Quem ama comida japonesa e frequenta restaurantes especializados nessa culinária sabe o quanto pode ser difícil se adequar aos costumes. Um dos maiores desafios é como usar o hashi na hora de comer. Os hashis são dois palitinhos de madeira ou bambu usados na cultura oriental que substituem os talheres como garfo e faca. Quer fazer bonito quando for ao restaurante japonês? Veja como usar os hashis e algumas dicas para arrasar nas próximas refeições.

Hashi: saiba como usar e confira algumas dicas importantes

hashi

Hashi: saiba como usar

Passo a passo do uso dos hashis

Para que você nunca mais peça os talheres normais ou aqueles famoso elásticos que prendem a ponta dos hashis, é preciso paciência e atenção. Confira o passo a passo e treine bastante em casa: vale até com canetas e lápis! Com o tempo você vai ver como é fácil e não vai precisar de nenhuma ajuda para comer com os hashis!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

1) Você deve começar com 1 palitinho só. Primeiro coloque-o na sua mão, entre o dedo médio e o polegar. Você vai fazer como se fosse uma pinça com as mão e deixar o hashi repousar entre seus dedos.

2) Logo depois você vai pegar o outro hashi com a ponta do dedo médio e do dedão: é esse hashi que vai se mexer e fazer todo o trabalho. Sempre lembre de deixar os 2 hashis na mesma altura, para que sua “pinça” dê completamente certo.

3) Depois de “montar” os hashis dessa forma na sua mão, pratique abrir e fechar como no movimento de pegar a comida. Você pode deslizar sua mão para cima ou para baixo e experimentar qual nível é mais fácil para você!

4) Agora teste com os alimentos: deixe sua mão sempre firme e encaixe a comida entre os palitinhos. Se sentir que vai cair, devolva para o prato e comece novamente.

Veja o passo a passo nessa imagem abaixo e nunca mais erre!

hashi

Confira o passo a passo para usar os hashis

Curiosidades e outras dicas para usar os hashis

Além de aprender como segurar os hashis na hora da refeição, é importante que você saiba que existe toda uma etiqueta por trás deles. As regras são simples! Confira:

1) Nunca mova pratos ou tigelas com a ponta dos hashis: use sua mão sempre.

2) Nunca bata com os palitinhos nos seus pratos, copos ou na mesa. Eles não são baquetas de bateria.

3) Não lamba as pontas dos hashis: isso também é um sinal de maus modos.

4) Só apoie seus palitos do lado do prato, nunca em cima deles.

5) Não use os hashis para apontar ou passe comida de um hashi para o outro.

6) Em hipótese alguma espete a comida com os hashis! No começo, isso pode parecer necessário, mas segure a vontade!

Agora é só treinar e se lembrar de todas as dicas que ensinamos! E que tal você já começar agora? Prepare uma receita deliciosa e comece as suas aulas com os hashis: você encontra no TudoGostoso receitas de sushi, sunomono, sashimi e de outras delícias!

Veja mais: Comida chinesa: confira esse cardápio com 8 receitas orientais

Recomendadas
Pela Web