Fritura perfeita: confira os truques e faça receitas deliciosas

Não saber fazer a fritura perfeita? Confira no blog do TudoGostoso alguns truques que vão garantir frituras sequinhas e deliciosas!

Quando o assunto é fritura, pensamos logo naquela batata frita crocante ou um empanado bem sequinho! Mas se você não consegue fazer aquela fritura digna de elogios, o TudoGostoso está aqui para ajudar: o blog do TudoGostoso reuniu alguns truques para fazer a fritura perfeita. Confira a seguir:

Truques para fazer a fritura perfeita

Confira os melhores truques para fazer a fritura perfeita.

Truques para fazer a fritura perfeita: aprenda a deixar a fritura sequinha

A escolha da panela

Prefira frigideiras ou panelas de inox fundas e/ou com fundo grosso. Esses materiais, assim como o fundo grosso, distribuem melhor o calor. Panelas de materiais como cobre e ferro não devem ser utilizadas, pois esquentam o óleo mais rápido e podem fazer com que ele oxide. Caso isso aconteça, é possível que a pessoa que ingeriu o alimento frito não se sinta muito bem.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A escolha do óleo

Usar óleos vegetais é o mais indicado para fritar, mas dê preferência aos neutros. Ou seja, evite o óleo de soja, que deixa cheiro e sabor não só na comida, mas na cozinha também. Eles devem possuir um ponto de fumaça alto, visto que a temperatura ideal para fritar é entre 180 e 190º. Os mais indicados são o óleo de algodão e de canola, mas o de girassol e de milho também podem ser usados.

Sempre use óleo novo e em quantidade suficiente para envolver todo o alimento. Também espere o óleo esquentar antes de começar a fritar. Do contrário, o alimento ficará gorduroso. Para saber se o óleo já está quente, faça o teste da colher de pau ou do pedacinho de massa.

Secar antes de fritar

Deixar os alimentos bem sequinhos antes de fritar vai deixá-los mais crocantes. Isso faz com que a crosta se forme mais rápido e o óleo não penetre tanto o alimento. A água restante de dentro do alimento irá virar vapor e cozinhar por dentro enquanto a parte de fora ganha uma casquinha crocante. Se possível, adicione o sal apenas depois de fritar. Isso vai evitar que a massa umedeça e amoleça a crosta. Congelar batatas fritas e outros petiscos também é uma forma de conseguir uma crosta mais durinha.

Truques para fazer a fritura perfeita

Frango frito com crosta crocante

Depois de fritos

Após fritar o alimento, retire-o com uma escumadeira tipo aranha. Ela trará menos óleo junto com a comida. Deixe o excesso de óleo pingar em uma grade suspensa. Dessa forma, a quantidade de óleo em contato com a comida será menor e a casquinha se manterá crocante por mais tempo. Se for salgar o alimento, faça isso assim que tirá-lo do óleo. Depois que ele esfriar, o sal não irá penetrar a crosta.

Recomendadas
Pela Web