Espetinhos: como preparar petiscos com sucesso

Espetinhos, além de muito saborosos, podem ser uma ótima ideia para obter renda extra ou realizar o sonho de abrir o próprio negócio. Por isso, fizemos uma lista de dicas para que você garanta o sucesso do seu negócio ou daquele lanche em família.

Dê uma olhada nesta matéria para ter dicas de como preparar deliciosos espetinhos, seja como uma forma de renda extra ou para se deliciar em casa!

Muitas pessoas buscam formas de ganhar uma renda extra. Outras tantas buscam ideias para realizar o sonho de ter o próprio negócio e, ao que tudo indica, trabalhar com comida pode ser muito rentável.
Entre as ideias de comidas mais práticas e fáceis de se preparar — sim, elas são muitas! —, sugerimos para você os espetinhos, esses petiscos tão tradicionais e que fazem parte da vida dos brasileiros desde sempre.
Mas algumas atitudes devem ser tomadas para que seu negócio tenha sucesso. Desde escolher os melhores ingredientes até o fim do preparo, é preciso saber que alguns costumes podem ajudar ou afundar sua ideia.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

E se você está em busca de dicas para fazer seus espetinhos em casa, para a família ou amigos, não pense que esta matéria não é para você. Para vender ou se deliciar, aqui você encontrará dicas de como fazer petiscos deliciosos e diferentes, que agradarão a todos!

Vamos começar pela escolha dos ingredientes. Espetinhos são petiscos muito versáteis e aceitam quase todo tipo de ingredientes, o que possibilita que você fuja dos ingredientes tradicionais e arrisque algumas combinações que podem, sim, dar muito certo. Além de carne, frango e salsichão — os mais conhecidos —, você pode utilizar coração de galinha, miúdos de frango, linguiças diferentes (como a portuguesa), vegetais (como pimentão, cebola e cenoura), queijo.

Não precisamos dizer que é extremamente importante escolher um bom fornecedor para seus ingredientes, independentemente de quais eles sejam. Comprar em mercados de qualidade garante economia para seu bolso e qualidade para seus clientes e pessoas próximas. Mas o caso das carnes exige mais cuidados. Você precisa de um fornecedor de qualidade para que a carne venha limpa, sem muita gordura e macia.

A carne mais apropriada para churrasquinho é a alcatra, no entanto, o acém e a maminha são também boas opções, além de mais baratas. Já no caso do frango, a melhor parte a ser utilizada é o peito, que tem menos ossos e cartilagem. Isso facilitará muito o seu trabalho.

Além dos ingredientes, do que mais você precisará para fazer os espetinhos? Vamos lá, depois de escolhidos os ingredientes, é necessário temperá-los. Para isso, você poderá usar sal refinado comum ou sal grosso, temperos e condimentos que combinem com o ingrediente de cada espetinho. O de carne, por exemplo, pede sal grosso, pimenta-do-reino em pó, e você também pode incrementar com alho triturado e ervas. Já para o frango, você pode usar um pouco de suco de limão, além dos temperos listados acima. Alternar a carne com cubinhos de pimentões coloridos e cebola também ajuda a deixar o sabor do churrasquinho mais intenso e diferente.

Mas isso não é tudo: os espetinhos de madeira não podem ser esquecidos, obviamente! Claro que você pode optar pelos espetinhos de metal, mas não aconselhamos para quem quer comercializar o produto. Esses espetos são reutilizáveis, então indicamos apenas se você for fazer o prato em casa. Uma ótima dica para não queimar os espetinhos, melhorando a apresentação do seu produto final, é umedecê-los com água antes de espetar os ingredientes. Dessa forma, eles não ficarão com aquelas marquinhas pretas na hora de servir.

Alguns utensílios de cozinha também são essenciais para a preparação do seu churrasquinho. Facas para carne e legumes e outros talheres, vasilhas (de preferência de vidro, para que um ingrediente não pegue o sabor do outro), e um freezer para armazenamento de forma correta.

Também contamos com alguns amaciadores de carne nos mercados. Eles podem ajudar muito na hora de fazer produtos de qualidade, tornando a experiência muito mais prazerosa para o consumidor.

Para finalizar seus espetinhos, corte os ingredientes em cubos mantendo um padrão de tamanho. Em seguida, vá colocando cada pedaço nos espetos umedecidos, alternando-os, caso utilize mais de um ingrediente por unidade. Em média, cada churrasquinho conta com cinco pedaços de carne — mas guie-se pelo tamanho dos pedaços de cada ingrediente, colocando mais produto, se ele for mais fino, como um pimentão.

Por último, mas não menos importante, cuide sempre da higiene em todos os pontos de produção dos seus espetinhos. Trabalhe em um lugar limpo e arejado, com utensílios higienizados, sempre de luvas, touca e avental. Isso garantirá o sucesso do seu produto!

E caso tenha ficado alguma dúvida, você pode se guiar por estas receitas que temos no TudoGostoso (além de tirar ideias para seu negócio): carne com vegetai s, vegetariano , frango com bacon , lula com camarão , coração de galinha e misto .

Recomendadas
Pela Web