Como trocar botijão de gás corretamente: confira o passo a passo

Confira no blog do TudoGostoso como trocar botijão de gás corretamente e aprenda a realizar a troca de maneira segura e evitar vazamentos.

Boa parte das residências do Brasil tem gás encanado, no entanto, um número significativo de domicílios ainda faz uso do botijão de gás. Apesar de as empresas que comercializam gás de cozinha, em sua maioria, terem alguém capacitado para realizar essa troca, é possível que você precise trocar o botijão em algum momento. Muitas pessoas têm medo de realizar a troca do gás e, por isso, o blog do TudoGostoso vai te contar o passo a passo de como trocar botijão de gás corretamente. Confira a seguir como é feita a troca e nunca mais deixe de fazer uma receita digna de chef por medo de trocar o gás!

Como trocar botijão de gás corretamente

Confira no blog do TudoGostoso como trocar o botijão de gás corretamente

Como trocar botijão de gás corretamente: confira o passo a passo

1) Desligue o registro e qualquer fonte próxima de fogo

Fontes de fogo e faíscas próximas devem ser desligadas antes que a troca aconteça para evitar acidentes. O registro é desligado através de uma válvula que deverá ser girada para cortar o fluxo do gás para o fogão.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

2) Retire o lacre do botijão

Confira se o lacre não está violado. Se sim, pare a troca e entre em contato com o fornecedor. Do contrário, prossiga levantando a aba do anel do lacre e girando-a em sentido contrário. Quando o anel for completamente removido, siga para a próxima etapa.

3) Passe o regulador do botijão vazio para o cheio

Desenrosque o regulador de pressão do botijão vazio e segure o bico do regulador na vertical para encaixá-lo no botijão cheio. Gire a borboleta do regulador até ter certeza de que ela está totalmente apertada. Por fim, abra o registro de gás que foi fechado no primeiro passo.

4) Verifique se não há vazamentos

Para se certificar de que não há vazamento de gás, utilize uma técnica simples e eficiente para garantir a segurança. Com o auxílio de uma esponja, aplique sabão entre o regulador de pressão e a válvula do recipiente de gás. Se nada acontecer, não há vazamento de gás. Caso o sabão faça bolhas, desligue o registro e refaça a instalação do gás, pois ele está vazando. Caso o problema persista, entre em contato com o fornecedor.

Recomendadas
Pela Web