Como temperar peixe: confira as dicas para deixá-lo mais saboroso

Nada de peixe sem gosto por aqui: confira no blog do TudoGostoso como temperar peixe e deixar seus pratos ainda mais gostosos

Assado, grelhado ou frito? Independentemente da maneira que preferir consumir peixes, é fato que uma das partes mais importantes da sua sua preparação é o tempero, que vai atribuir muito mais sabor à receita. Por isso, selecionamos dicas sobre como temperar peixe para você deixar seus pratos muito mais saborosos. Veja a seguir:
como temperar peixe

Veja como temperar peixe e descubra dicas para deixar seus pratos mais saborosos

Como temperar peixe: confira as dicas para deixá-lo mais saboroso

Como temperar cada carne

Filé de peixe de carne branca

Por terem sabores mais suaves, os temperos mais indicados para esses tipos de peixe são temperos naturais, como folhas, sementes e até mesmo frutas.

Filé de peixe de carne escura

Por tenderem a ter o sabor mais forte, os temperos mais indicados para esses peixes devem possuir sabores destacados, como alecrim e estragão. Para peixes de carne escura, faça uma marinada para que o tempero penetre a carne.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Como temperar cada tipo de corte

Filés

Visto que os filés perdem menos caldo durante o cozimento, não tempere-os com muitos ingredientes líquidos. A carne fina também faz com que o peixe absorva os temperos mais rápido, por isso, não ultrapasse o tempo de 10 minutos em marinadas. Evite também excessos com temperos ácidos, como o limão, pois eles podem acabar cozinhando o filé antes da hora. Vinho branco seco e saquê são ótimas sugestões para uma marinada.

Postas

Como as postas de peixe são mais grossas, é importante que a carne fique marinando por cerca de 30 a 40 minutos antes de ser preparada. Dessa forma, ela absorverá bem o tempero e ficará saborosa por completo. Esse tipo de preparo é mais indicado para postas grelhadas ou assadas. Salsinha, tomilho, orégano e pimenta-do-reino é a combinação ideal para marinar! No caso de ensopados, opte por temperar o peixe diretamente na panela. O motivo é que o caldo do preparo é o responsável por dar sabor à carne, fazendo com que a marinada não seja necessária. Nessa forma de preparo, o cheiro-verde é o mais indicado, junto da pimenta-do-reino.

Peixe inteiro

A dica para obter um peixe inteiro saboroso é manter a cabeça e o rabo. Essas duas extremidades ajudarão a manter o sabor do peixe, depois de temperado. Caso o peixe não caiba por inteiro na assadeira, opte por retirar a cabeça. Tempere o interior do pescado por inteiro e deixe marinar por cerca de 30 minutos antes de prepará-lo. Endro, tomilho, limão e vinho branco são alguns dos ingredientes que caem bem com peixe assado.

Recomendadas
Pela Web