Como refogar feijão: passo a passo de como temperar essa delícia

Tire as suas dúvidas sobre como refogar feijão. Aprenda o passo a passo para temperar essa comida deliciosa e tenha sempre um feijão fresquinho em casa.

Cozinhar feijão não é uma das coisas mais fáceis da cozinha e temperá-lo também não. Se você também pensa assim, está muito enganado e nós vamos te provar isso. Preste muita atenção porque o blog do TudoGostoso vai te ensinar o passo a passo de como refogar aquele feijão cozido para que fique mais gostoso.

como refogar feijão

Veja o passo a passo e dicas de como refogar feijão

Como refogar feijão: passo a passo de como temperar essa delícia brasileira

Mil e uma maneiras de refogar

Antes de começarmos, é importante lembrar que existem várias maneiras de dar um gostinho especial ao feijão. Nós vamos te mostrar o passo a passo da maneira mais básica. Depois que você ganhar confiança, poderá adicionar temperos como folha de louro, pimenta-do-reino e outros da sua preferência. Para refogar o feijão ele já deve estar cozido, mas não ao ponto de desmanchar, pois irá ao fogo novamente.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Como refogar feijão

Para refogar feijão de modo simples, serão necessários cebola, alho, azeite e sal, além de uma outra panela. As medidas variam de acordo com a quantidade de feijão e o próprio gosto. Leia atentamente as dicas para acertar de primeira o seu refogado.

Leve a panela ao fogo baixo e então, quando aquecer, adicione o azeite e a cebola picada. Refogue a cebola por alguns minutos, apenas o suficiente para que ela comece a dourar. Só então você deverá adicionar o alho.

Tenha em mente que a cebola e o alho possuem tempos de cozimento diferentes, sendo o tempo do alho, menor. Para que não queime e traga um gosto amargo ao feijão, o alho deverá ser adicionado depois.

Quando o alho dourar, será a hora de adicionar feijão nos temperos. A dica aqui é pegar uma concha com um pouco de caldo e amassá-la na panela. Isso fará com que o caldo do feijão engrosse mais.

Depois de feito, adicione o tempero, no caso o sal, na panela. O sal não deve ser adicionado antes pois ele queima em contato com o óleo e atribui um sabor ruim ao feijão.

Despeje a mistura da panela com os temperos na panela de pressão, onde o feijão está, e misture com cuidado para que os grãos não desmanchem ou amassem.

Abaixe o fogo da panela com o feijão e deixe ferver até o caldo engrossar. Assim que atingir a consistência ideal, desligue o fogo e estará pronto.

Feijão para semanas

Se você adora um feijão fresquinho mas não tem tempo de cozinhá-lo sempre, anota essa dica: cozinhe a quantidade ideal de feijão para o período que deseja e então, congele-o. Deixe para temperar quando descongelá-lo. Dessa maneira, ele terá sempre um gostinho fresco!

Recomendadas
Pela Web