Como organizar gavetas da cozinha: dicas para otimizar a arrumação

Confira no blog do TudoGosotoso como organizar gavetas da cozinha e conheça dicas para otimizar a arrumação para o uso diário.

Quem nunca ficou um tempo procurando um utensílio de cozinha na gaveta por conta da falta de organização? Arrumar gavetas pode ser algo trabalhoso, especialmente quando se tem muitos aparelhos e utensílios depositados juntos e sem uma lógica de organização. Aprenda a contornar esse problema e a nunca mais perder tempo procurando utensílios: saiba como organizar gavetas da cozinha e conheça dicas para otimizar a arrumação a seguir.

Como organizar gavetas da cozinha

Veja a seguir como organizar gavetas da cozinha e aprenda dicas para otimizar a arrumação

Como organizar gavetas da cozinha: dicas para otimizar a arrumação

Colocando ordem na casa

Para facilitar a organização das gavetas, retire todo o conteúdo delas e separe-o por categoria. Estabeleça categorias abrangentes como utilidades diversas, talheres, acessórios de cozinha, entre outros. Depois de selecionar os utensílios que mais usa, faça o mesmo processo de acordo com frequência de uso. Dessa maneira, é possível colocar os objetos de uso mais frequentes em locais de fácil acesso e evitar um desgaste diário para pegá-los.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Dividir para organizar

Se ainda assim você acredita que o espaço que tem disponível nas gavetas é pouco e faz com que o volume de utensílios seja muito grande e dificulte a organização, aposte em divisórias! Elas são ótimas para separar utensílios em uma mesma gaveta e deixar o conteúdo bem disposto. O investimento não é alto e a praticidade é grande.

O que armazenar na primeira gaveta

Não existe uma regra sobre o que colocar na primeira gaveta da cozinha, mas na maioria dos lares, é possível encontrar os talheres ocupando o espaço. O motivo é simples: talheres são alguns dos objetos mais usados na cozinha. Tê-los à mão é mais prático do que colocá-los na gaveta mais próxima do chão e ter que agachar para pegá-los em todas as refeições. Faz sentido, certo?

Segunda gaveta em diante

Seguindo a mesma lógica da primeira, deixe mais acessível os utensílios que usa com mais frequência. Batedores para bolo, raladores e conchas podem ficar na segunda gaveta, por exemplo. Por serem utilizados no preparo da comida, é útil que fiquem próximos ao alcance das mãos.

Para a terceira gaveta em diante, considere guardar objetos de arrumação como jogos americanos e toalhas de mesa. Esses objetos não são usados com a mesma frequência que talheres e utensílios de preparo de comida, mas diariamente você precisará pegá-los.

Caso suas gavetas sejam grandes e disponham de bastante espaço, é possível também guardar objetos mais volumosos como recipientes, forminhas e potes. Pela lógica, esses objetos ficariam nas gavetas mais próximas do chão.

Recomendadas
Pela Web