Como moer café em casa: dicas para quem não tem moedor

Veja no blog do TudoGostoso como moer café em casa sem moedor e se delicie com um café mais fresco e saboroso sem ter que comprar mais um utensílio.

Se você adora café, provavelmente já considerou comprar café em grãos para ter aquela bebida fresquinha e cheirosa à disposição em casa. Moer o café na hora preserva seu aroma e garante mais frescor; no entanto, nem todo mundo possui um moedor de café em casa. Mas e se a gente falar para você que não precisa do moedor? Isso mesmo: hoje vamos mostrar como moer café em casa sem ter moedor. Confira as dicas e depois compre logo aquele café em grão delicioso!

Como moer café em casa

Veja a seguir como moer café em casa sem moedor

Como moer café em casa: dicas para quem não tem moedor

Moendo com aparelhos elétricos

Você pode escolher entre 3 deles: liquidificador, processador ou mixer. Entre eles, o liquidificador é o mais recomendado para moer os grãos de café, tanto pelo recipiente quanto pela potência e funções como pulsar. Se usar o mixer para moer, não esqueça de tampar o recipiente com a mão para que os grãos não saltem.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O processo de moagem é similar em todos os aparelhos. Coloque pequenas quantidades de grãos e moa por 2 a 5 segundos, fazendo intervalos. Dessa maneira, o grão não será torrado pelo calor gerado com o atrito do utensílio. O processo deve demorar cerca de 1 a 2 minutos.

Moendo manualmente

Existem duas técnicas bem simples para moer manualmente. A primeira, com um rolo de massa e um saquinho hermético e, a segunda, com um pilão e um almofariz. Assim como nos aparelhos elétricos, é importante moer os grãos aos poucos, pois isso garante a qualidade da moagem.

Para a primeira técnica, coloque os grãos no saquinho hermético e passe o rolo por cima para quebrar a casca. Depois de quebradas, aplique um pouco mais de pressão para moer os grãos.

Para a segunda técnica, moa de 10 a 15 gramas por vez. Assim como o mixer, use a mão para tapar o recipiente e evitar que os grãos pulem para fora. Quebre a casca e então aplique mais pressão para moer.

Recomendadas
Pela Web