Como limpar a lixeira e se livrar do cheiro ruim: 3 truques simples

Chega de cheiro desagradável na cozinha: confira como limpar a lixeira com 3 truques caseiros e bem simples!

Lixeira: um item necessário na cozinha. Mas, algumas vezes, somos surpreendidos na cozinha com um cheirinho nada agradável vindo dali. E, em alguns casos, nem jogar o saco de lixo fora é suficiente: parece que o cheiro teima em ficar! E agora? Como se livrar desse cheiro? O TudoGostoso vai te ensinar agora um truque para limpar a lixeira e se livrar do cheiro ruim:

Lixeira sobre a pia

Lixeira sobre a pia

Como limpar a lixeira e se livrar do cheiro ruim

Bicarbonato de sódio

Pois é, leitores: é necessário limpar a lixeira, sim! Afinal, a falta de limpeza pode acabar resultando no acúmulo de resíduos de alimentos e/ou líquidos que possam ter escorrido ali, resultando naquele cheirinho inconveniente.
Por isso, além de lavar a lixeira com água e sabão regularmente, outro segredo é um velho conhecido das limpezas. Sabe o bicarbonato de sódio? É ele mesmo que irá te ajudar nessa missão!
E o processo é bem simples. Basta espalhar um pouco de bicarbonato de sódio no fundo da lixeira que ele dará conta de absorver o cheiro ruim. Mas se você não tiver bicarbonato de sódio por perto, a borra de café também poderá exercer essa função com sucesso!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Limão ou laranja

Se você quiser deixar a sua lixeira com um aroma cítrico, o limão ou a laranja podem ser boas opções também.
A ideia aqui é esfregar a metade cortada do limão ou laranja por todo o interior da lixeira já previamente limpa. Depois que passar as frutas, basta deixar o suco secar naturalmente dentro da lixeira.
Você vai ver como as frutas formarão um aromatizante natural, ajudando a mandar o cheiro desagradável para longe!

Vinagre branco

vinagre pode ser eficaz na limpeza da casa! E que tal utilizá-lo para limpar o interior da lixeira e se livrar do cheiro ruim? Para isso, basta borrifar vinagre branco por todo interior da lixeira. Em seguida, passe um pano por dentro do lixo, espalhando todo o vinagre. Para finalizar, lave com água quente.

Saco de lixo sendo retirado

Saco de lixo sendo retirado

Dicas básicas

Como sempre, evite o desperdício: muitos itens que iam para o lixo podem sim ser reaproveitados, gerando menos acúmulo de lixo — e consequentemente, menos cheirinho inconveniente. Aqui no TudoGostoso já ensinamos como reaproveitar cascas de banana, cascas de laranja, cascas de cebola e até cascas de ovos!

Outra dica crucial é colocar sempre um saco plástico na lixeira, impedindo o contato direto do alimento com ela. Dessa forma a limpeza ficará muito mais fácil e prática! Ah, e claro, descartar o lixo regularmente para evitar o acúmulo de alimentos e resíduos ali.

Além disso, água e detergente serão seus aliados numa limpeza diária. Procure sempre lavar a lixeira com esses dois ingredientes, impedindo que o cheiro fique impregnado ali.

E por último mas não menos importante, separe o lixo da sua cozinha! Essa organização é um ato simples mas que ajuda, e muito, na hora da reciclagem, permitindo verificar o que pode ser reaproveitado e o que pode virar compostagem.

Lixos separados

Lixos separados

Recomendadas
Pela Web