Como fazer quinoa perfeitamente: dicas de preparo

Aprenda como fazer quinoa perfeitamente com 5 dicas de preparo simples do blog do TudoGostoso e inclua essa semente na sua alimentação

Rica em proteínas, fibras, vitaminas e minerais, a quinoa é uma grande aliada da boa alimentação, pois é uma semente muito nutritiva. Com ela, é possível fazer muitas receitas deliciosas, como salada de quinoa e quiche de quinoa. Nunca preparou esse ingredientes ou tem dificuldade de fazê-lo em casa? Confira a seguir as dicas de como fazer quinoa perfeitamente!

Como fazer quinoa perfeitamente

Veja como fazer quinoa perfeitamente com 5 dicas simples de preparo

Como fazer quinoa perfeitamente: dicas de preparo

Lave-a antes de cozinhar

Ande maioria das quinoas embaladas passam por uma lavagem, mas para eliminar a saponina, elemento presente na casca que deixa o sabor amargo, é preciso refazer o processo antes de cozinhá-la. Para isso, encha uma tigela com água e deixe de molho por 2 minutos. Em seguida, peneire com uma peneira fina.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A quinoa não é um grão

A dica fundamental é ter em mente que a quinoa é uma semente. Diferente dos grãos, ela não necessita de um tempo maior de cozimento ou mais água. Use a equivalência de 2 medidas de água pra 1 medida de quinoa e preste atenção no tempo de preparo.

Não cozinhe muito

Usando as medidas citadas anteriormente, deixe a quinoa cozinhar em água quente por cerca de 15 minutos e evite mexer a panela durante o processo. Caso ultrapasse muito esse tempo, a quinoa ficará empapada. Você saberá que a semente estará pronta quando ela ficar transparente com linhas brancas em volta.

Escorra a água

Drene toda a água que não evaporou no cozimento da quinoa. Essa água pode continuar cozinhando a quinoa e fazê-la passar do ponto. Deixe escorrendo por cerca de 15 minutos para que ela fique totalmente seca.

Grãos soltinhos

Com os grãos secos, faça uso de um garfo para delicadamente soltá-los uns dos outros, então aplique nas suas receitas. A quinoa pode substituir o arroz em algumas refeições ou compor saladas, cuscuz, bolinhos e outros pratos.

Veja também:

Como escolher, armazenar e conservar alho: veja as dicas

Como fazer a salada de frutas perfeita: 11 dicas para arrasar na receita

Recomendadas
Pela Web