Como descascar ovo de codorna facilmente: veja dicas

Tem dificuldade para tirar a casca dos seus ovinhos para o aperitivo? Aprenda como descascar ovo de codorna perfeitamente com as dicas do TudoGostoso

Imagine a cena: bate a vontade de comer um delicioso ovo de codorna, você corre para preparar e na hora de descascar a clara sai junto, deixando seu ovinho quebrado e sem graça. Embora seja bem simples de cozinhar, esse alimento é muito delicado e requer técnicas para tirar a casca, evitando acidentes que podem estragar sua refeição. Mas esse trabalho não é nada difícil e, para te ajudar nisso, separamos dicas de como descascar ovo de codorna de um jeitinho bem fácil. Vem conferir!

Como descascar ovo de codorna: veja nossas dicas

como descascar ovo de codorna: ovo sendo descascado em uma vasilha de inox com água

Aprenda como descascar ovo de codorna facilmente

Comece acertando na hora de cozinhar

Vamos lá: é claro que tudo começa com o cozimento do seu ovo. Para ele ficar perfeitinho, com a gema bem no centro, mexa nos dois sentidos – horário e anti-horário – até a água começar a ferver. Caso já coloque os ovos na água fervente, fique mexendo por cerca de um minuto. Isso evita que a gema fique muito grudada na borda da clara e dificulte ainda mais o momento de descascar. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e deixe seus ovos cozinhando de 5 a 10 minutos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Agora vem o segundo truque, que vai fazer toda diferença na hora de tirar a casca perfeitamente. Reserve uma tigela com água e gelo para colocar os ovos logo depois de cozidos. Atenção: leve imediatamente da água fervente para a gelada. O choque térmico interrompe o cozimento, esfria os ovos mais rápido e facilita todo o processo.

O segredo está na delicadeza

Quando o ovo estiver morno, está na hora de descascar. Para isso, coloque em cima de uma bancada ou outra superfície plana, pressione levemente fazendo um movimento circular. Não faça muita pressão, apenas o suficiente para rachar a casquinha e soltar a película da clara. Dica útil: se preferir, depois de retirar os ovos da água gelada, coloque-os em um pote de plástico e sacuda com força moderada, assim a casca vai quebrar com facilidade e você não precisa usar a força das próprias mãos para isso.

Com o auxílio de uma faquinha, retire a primeira parte da casca e continue removendo delicadamente com as mãos, tomando cuidado para não “machucar” o ovo. Depois de descascar todos os ovos, lave-os em água corrente para limpar os pedacinhos de casca que insistirem em permanecer.

Depois dessas dicas de como descascar ovo de codorna, agora é só aproveitar essa delícia, preparar molhinhos para acompanhar, como rosé e barbecue, ou usar em receitas supergostosas. Bom apetite!

 

Recomendadas
Pela Web