Como cozinhar sem fazer bagunça: dicas de organização

Confira dicas de como cozinhar sem fazer bagunça: descubra como cozinhar de maneira organizada e otimize seu tempo na cozinha!

Você é o tipo de pessoa que se perde entre os ingredientes, usa cada cantinho da cozinha para fazer uma receita e no fim, acaba com uma pilha de louça porque usou panelas demais? Bem, então o que vamos revelar aqui é para você. Cozinhar não precisa ser algo confuso ou até mesmo estressante. Confira dicas de como cozinhar sem fazer bagunça e faça as pazes com as receitas!

Como cozinhar sem fazer bagunça: dicas de organização

Como cozinhar sem fazer bagunça

Como cozinhar sem fazer bagunça: confira as dicas

Antes mesmo de começar

Leia bem a receita antes de começar a se aventurar na cozinha. Confira todos os passos e preste atenção nos detalhes de cada um, como potência de micro-ondas, tempo de forno, se a receita precisa de banho-maria etc. Certifique-se de que não haja surpresas que possam ser evitadas durante o processo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Separe tudo o que vai usar

Ninguém merece descobrir que não tem fermento na hora de bater o bolo, certo? Para evitar esse tipo de imprevisto, faça uso da famosa técnica mise en place. Traduzido, o termo significa “colocar no lugar”. Basicamente, o mise en place consiste em separar e organizar ingredientes e utensílios que serão utilizados antes de colocar a mão na massa.

Dentro dessa separação, não se esqueça de conferir se os utensílios estão bons – facas afiadas, liquidificador limpo, etc – e também se há ingredientes suficientes para a receita. Outro ponto importante é verificar a qualidade dos alimentos antes de começar. Nada de sair quebrando ovo podre em cima de massa, viu?

Como cozinhar sem fazer bagunça

Escolha um local amplo e organizado para cozinhar

Defina um local para cozinhar

Depois de conferir o modo de preparo da receita e separar tudo o que vai usar, escolha um local para cozinhar. Prefira locais relativamente amplos e sem muita interferências, como as bancadas Se em algum momento a receita pede que você se desloque para outro lugar, como a pia, leve os ingredientes consigo. Ter os ingredientes sempre a mão é uma maneira de manter o local organizado.

Limpe enquanto prepara a receita

Assim que você terminar de usar um ingrediente, guarde-o ou dispense a embalagem. Essa atitude vai manter sua cozinha organizada durante o preparo da comida e facilitar o trabalho de limpeza da cozinha. Também não deixe para lavar a louça suja apenas no final: vá lavando de acordo com o uso dos utensílios. Dessa forma, você economiza tempo e não precisa enfrentar uma pilha de louça para lavar ao fim do preparo da receita.

Recomendadas
Pela Web