7 formas de usar o leite que você nunca imaginou: limpar prata, tirar manchas e mais!

Você provavelmente não sabe, mas dá para usar o leite fora da cozinha de diversas maneiras úteis, como nas plantas, nos cabelos e até para limpeza. Veja os truques!

O leite vai bem com café, achocolatado, no purê e em várias receitas. Mas sabia que não é só na cozinha que ele é útil? Suas proteínas e demais nutrientes são eficientes em outras funções bastante inusitadas, mas que podem facilitar muito o dia a dia. Dá para limpar prata, remover manchas de canetas esferográficas, hidratar o cabelo e muito mais. TudoGostoso reuniu sete formas inusitadas de usar o leite que você jamais imaginou. Descubra quais são abaixo!

Descubra usos inusitados para o leite no dia a dia

1. Prata limpinha, limpinha

A prata é um metal que oxida naturalmente e fica mais escuro com o tempo. Por isso, anéis, brincos e até talheres e bandejas de prata tendem a perder o brilho e a ficar com aparência de sujos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Esse problema pode ser facilmente resolvido com leite azedo. Dá para acreditar? Quando o seu leite passar tempo demais na geladeira e acabar estragando, ele não precisa ir para o lixo, mas sim te ajudar a limpar as pratas. Basta deixar as peças de molho no líquido e depois enxaguar com água morna.

2. Adeus, mancha de vinho

Uma das manchas que mais assustam certamente é a de vinho tinto, que pode ser muito difícil de remover. Imagina o desespero de manchar uma camisa branca nova ou mesmo a toalha de mesa? Bem, com o leite isso não precisa ser uma preocupação.

Para potencializar o resultado da limpeza, o ideal é lavar assim que o vinho cair na roupa. Deixe a parte suja de vinho mergulhada em leite por alguns minutos, esprema o excesso e finalize a lavagem com detergente. Assim, verá que a mancha se desfará com mais facilidade. Já dá para tomar todos os tipos de vinho sem preocupações, né?

3. Dando um jeitinho na porcelana quebrada

Se você tem itens de porcelana em casa, como enfeites ou xícaras, deve notar que com o tempo elas criam algumas rachaduras pequenas, que deixam as peças mais frágeis. Para corrigir o problema e preservar a porcelana por mais tempo, o leite também é um aliado.

A caseína, proteína do leite, reage com o caulim ou a argila presente na porcelana e fecha as ranhuras. Para isso, é necessário aquecer a porcelana cuidadosamente dentro do leite e deixar de molho por 12 horas.

4. Se livre das manchas de caneta

Leite é capaz de remover manchas de caneta

Quem nunca sofreu com uma caneta estourada no bolso da calça ou da camisa que atire a primeira pedra. As manchas de tinta de caneta esferográfica são difíceis demais de sair e existem produtos caros no mercado específicos para esse problema, mas o leite também pode ajudar.

Deixe a parte do tecido manchada de molho em leite integral por cerca de 30 minutos e notará que as proteínas do leite expulsarão as manchas de caneta. Depois é só lavar a peça normalmente. Dica boa para quem tem criança em casa, né?

5. Acessórios e roupas de couro com mais brilho

Sabia que o leite também ajuda a limpar, remover manchas e dar brilho em itens de couro? Seja aquele calçado que está mais surrado ou a poltrona da sala, dá para dar um jeito com o leite.

Dilua um copo de leite em um pouco de água e umedeça um pano limpo. Em seguida, passe nas partes sujas, arranhadas ou manchadas do couro fazendo movimentos circulares. Quando finalizar, passe outro pano umedecido apenas com água para remover os resquícios de leite, evitando que ele estrague. E, por último, passe um pano seco para dar brilho na peça.

6. Cabelos hidratados

O leite é rico em vitaminas, proteínas, aminoácidos e cálcio e dá para aproveitar esses nutrientes também nos fios. Cabelos hidratados com leite ficam mais brilhosos e fortes e, além disso, o líquido também ajuda a remover a tonalidade esverdeada de fios loiros que entraram em contato com o cloro da piscina.

Para aplicar nos cabelos, use um chumaço de algodão embebido de leite. Aplique em todo o comprimento dos fios e espere que eles sequem naturalmente. Em seguida, é só lavar como de costume.

7. Plantinhas saudáveis

Outro uso inusitado para o leite é nas plantinhas, para afastar fungos indesejáveis que as colocam em risco. O leite é capaz de criar uma camada protetora nas folhas e o seu pH cria um ambiente impróprio para a proliferação dos fungos, sem afetar as plantas.

Para fazer, use um borrifador para pulverizar uma parte leite para nove de água nas plantinhas e protegê-las do estrago. Se você planta temperos em casa, por exemplo, pode repetir esse processo uma vez por semana, durante um mês.

Veja mais:

Faca? Descasque frutas e legumes com água quente, colher ou palito de dente

Como afiar lâmina do liquidificador: truque com casca de ovo vai te surpreender

Recomendadas
Pela Web