Como fazer tempura: o segredo para acertar a massa da receita com o crocante perfeito

Veja como preparar essa iguaria muito consumida no Japão! O tempura leva apenas alguns minutinhos para ficar pronto e pode ter diversos ingredientes no preparo.

Sabe aquela receita de legumes envolto em uma massinha crocante e frita que achamos na maioria dos restaurantes japoneses? Pois bem, esse prato se chama tempura, seu passo a passo pode parecer difícil, mas é na verdade bem prático. Ele fica perfeito servido com molho shoyu ou molho agridoce, e possui uma variedade enorme de opções de preparo, desde legumes a frutos do mar. Venha com o TudoGostoso saber um pouco mais sobre a origem e como fazer tempura crocante para incrementar sua próxima refeição!

Como fazer tempura crocante de um jeito fácil e sem sujar muito sua cozinha

Um prato branco com alguns tempuras de legumes

Veja no TudoGostoso dicas para preparar um verdadeiro tempura

O que é tempura?

Nada mais é que uma receita de legumes ou frutos do mar empanada e bem fritinha no óleo quente. O preparo é até bem simples, você só precisa ficar atento ao tempo de fritura. O ideal é que não passe dos 2 ou 3 minutos de cocção. Assim, seu tempura fica crocante e sequinho depois de pronto. Dica: você também pode preparar a receita de tempura na airfryer. É só colocar os ingredientes, junto com a massinha, em uma forminha (pode ser de cupcake) e acertar o tempo e a potência.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

De onde vem o tempura?

Por incrível que pareça, mesmo sendo uma receita muito famosa no Japão e outros países asiáticos, sua origem é portuguesa. O nome, na verdade, vem do latim, originalmente de ad tempora, que significa para os tempos. É uma receita que, tradicionalmente, usava apenas legumes e era muito preparada na quaresma. Foi exportada para o Japão na época dos jesuítas e tomou fama até se transformar no que é hoje.

Tipos de tempura

Como falamos, o mais tradicional consiste em finos bastões de legumes, como cenoura, abobrinha e até pepino. Mas você também pode usar camarão e peixe branco na hora de fazer essas delícias. E é claro, com a massa pronta, vocÊ ainda pode deixar a imaginação solta e empanar outros tipos de ingredientes. Só ficar de olho na hora da fritura, como mencionamos antes.

Como fazer tempura?

E chegamos no mais importante, como fazer tempura? Primeiro falamos da massa, a massa do tempura é bem prática de ser feita, tradicionalmente só precisamos de dois ingredientes, água e farinha. Mas é importante que vocÊ respeite sempre as proporções, para que o resultado saia como o esperado. Além disso, fuja de ingredientes muito úmidos, ou que possam soltar muita água, legumes mais sequinhos como repolho podem dar mais certo na massa.

E para entender melhor o passo a passo e a quantidade de ingredientes, veja essa receita deliciosa no site!

Veja também:

Caranguejo fake! Descubra o que é kani e veja receitas com o alimento da culinária japonesa

Pratos típicos pelo mundo: saiba mais sobre a comida japonesa

Recomendadas
Pela Web