Como fazer ovo de Páscoa: dicas para fazer em casa e dar certo

Aproveite que a Páscoa está se aproximando e confira essas dicas do TudoGostoso! Aprenda como fazer ovo de Páscoa e arrase nesse feriado.

É quase certo pensar em ovos de chocolate todas as vezes que pensamos na Páscoa. Esse feriado tem uma forte ligação com essas gostosuras que são distribuídas e presenteadas. Se você sempre fica morrendo de vontade de preparar o seu próprio ovo de Páscoa, o TudoGostoso te ajuda! Confira como fazer ovo de Páscoa: mate sua curiosidade e, de quebra, aprenda um jeito novo de economizar!

Como fazer ovo de Páscoa: dicas para fazer em casa e dar certo

como fazer ovo de Páscoa

Como fazer ovo de Páscoa: veja dicas sobre o passo a passo no TudoGostoso

Itens que você precisa

  • Um recipiente grande de vidro
  • Formas de silicone ou de plástico (do tamanho dos ovos de Páscoa desejados)
  • Papel-manteiga
  • Espátula
  • Assadeira grande
  • Faca afiada
  • Luvas

Dicas importantes

Use sempre uma faca no lugar de um ralador para despedaçar o chocolate. Isso vai impedir que o chocolate derreta com mais facilidade na sua mão durante o processo. Faça lascas bem pequenas para que derreta mais rápido e de maneira completa.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Dê preferência ao banho-maria: o micro-ondas pode complicar seu passo a passo e queimar o chocolate com mais facilidade. Lembre-se sempre de mexer o chocolate durante o preparo para que todos os pedaços derretam. Não deixe a água do banho-maria ferver para que ela não entre em contato com o chocolate! Dica: compre em lojas de artesanato ou distribuidoras o chocolate a ser usado. Lá você deve encontrar pacotes de 500 g ou 1 kg, que são muito mais fáceis para trabalhar e preparar maiores quantidades.

Dicas importantes para o passo a passo de qualquer receita

Comece colocando a luva e organizando o seu espaço de trabalho. Deixe tudo bem à mão para que facilite o preparo. Corte em pedaços bem pequenos as barras de chocolate (a quantidade que você desejar, depende do tamanho das formas. Indicamos 500 g para começar) com o auxílio de uma faca. Separe esse chocolate em 3 partes iguais, 2/3 você irá derreter no banho-maria e a outra parte será reservada para a temperagem. Dica: você pode usar qualquer tipo de chocolate (ao leite, branco ou meio amargo) nesse processo. Mas, se você quiser garantir que a temperagem dê certo, principalmente nessas primeiras vezes, aconselhamos usar 1/3 de chocolate amargo com 2/3 de chocolate ao leite. O chocolate amargo tem menos gordura, por isso demora mais para derreter.

Lembre-se de não tocar diretamente no chocolate e nem molhá-lo durante o banho-maria. Depois de derreter os 2/3 do chocolate, junte a parte reservada e mexa tudo muito bem. O interessante aqui é que o chocolate picado derreta com o calor do chocolate já derretido. Depois de misturar bem, use uma espátula de metal e continue mexendo até que o chocolate atinja uma temperatura ambiente e fique mais grosso.

Depois disso, com o auxílio de uma colher, coloque de 2 a 3 colheradas de chocolate nos moldes. Vá mexendo a forma delicadamente para que o chocolate atinja todos os cantos. Coloque uma folha de papel-manteiga em cima de forma grande (onde você irá apoiar o molde dos ovos). Apoie os ovos de cabeça para baixo e leve por 3 minutos à geladeira. Depois desse tempo, retire e repita o processo até a casca atingir a grossura desejada (recomendamos no máximo 4 vezes). Dica: use uma espátula para retirar o excesso de chocolate durante o processo.

Depois desses processos, leve para a geladeira pela última vez por, no máximo, 20 minutos. Fique bem atento para que não aconteça um excesso e o chocolate comece a suar e derreter. Retire os chocolates dos moldes delicadamente e, com o auxílio de uma faca, retire os excessos. Assim, você terá alguns moldes prontos para preparar do jeito que quiser! Você pode juntar as duas metades e decorar, juntar as duas metades e embrulhar ou, ainda, rechear com vários sabores como brigadeiro, beijinho e até mesmo mousse de maracujá. Dica: a maioria dos ovos dura, em média, 60 dias se conservados em local seco e arejado (sempre longe da luz do sol, claro!).

Recomendadas
Pela Web