Como fazer nhoque: veja receita, dicas de preparo e entenda tradição que traz sorte

Deu vontade de comer uma massa, mas você não sabe o que preparar? Veja como fazer nhoque e leve a sorte para a sua casa. Descubra mais!

Você sabe como fazer nhoque? Então responde a essa pergunta: como notar que a massa está realmente pronta? Será que você tem deixado tempo demais e a massa tem passado do ponto? Pensando em te ajudar a preparar esse prato que está há séculos na culinária, o TudoGostoso separou algumas dicas para fazer o nhoque da melhor maneira e você ainda descobre por que o dia 29 é considerado como o dia do gnocchi della fortuna. Descubra e faça a sorte chegar até você!

Nhoque: massa de nhoque com molho de tomate em um prato branco

Confira como fazer nhoque

Qual a origem do nhoque?

O primeiro prato de nhoque foi produzido no século 17, na Itália, quando pela falta de ingredientes, durante os períodos de guerra, as pessoas precisavam ser criativas para desenvolverem novas receitas. Os ricos não sentiram tanto a falta de itens, como a farinha de trigo, já os pobres precisaram racionar o material. Então, o pão era ralado ou moído e misturado com um pouco de farinha e água quente. A massa era cortada e depois cozida com água ou com um caldo de vegetais e ossos de galinha. E, dessa forma, surgiu o nhoque.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Hoje, em cada lugar da Itália existe uma versão diferente do nhoque, conhecido também como cavatelli e pisarei, dependendo da região. Atualmente, no Brasil, a receita de nhoque de batata é a mais comum, usando o mínimo de farinha de trigo, com o objetivo apenas de dar liga.

Por que comer nhoque no dia 29?

Você sabe a razão de as pessoas comerem nhoque todo dia 29? A data não foi escolhida aleatoriamente. Reza a lenda que no dia 29 de dezembro do século IV, São Pantaleão, um santo católico, perambulava por um vilarejo da Itália. Faminto, ele bateu à porta de uma casa de uma família pobre. Mesmo com pouca comida, a família decidiu que iria repartir o que tinham e não deixariam aquele homem com fome.

O prato era nhoque, mas com mais uma pessoa à mesa, eles decidiriam dividir sete pedacinhos daquela massa para cada um, de forma que todos pudessem comer. Então, São Pantaleão comeu, agradeceu à família e foi embora. Logo depois, quando o patriarca da família arrumava a mesa, ele encontrou uma quantia significativa de dinheiro embaixo do prato que o homem tinha comido. Justamente por isso, todo dia 29 é conhecido como gnocchi della fortuna ou nhoque da sorte.

Como seguir a tradição do dia 29?

A tradição diz que a pessoa deve comer nhoque no dia 29 (de qualquer mês) e colocar uma quantidade de dinheiro sob o prato. Primeiro, você deve comer os sete pedacinhos de nhoque em pé fazendo um pedido para cada um deles. Após, você pode está liberado para comer à vontade. E, aí, vai tentar?

Como fazer nhoque: massa em um prato

Por que comer nhoque no dia 29?

Como armazenar o nhoque caseiro?

Se você optar por congelar o nhoque, o recomendado é que ele não tenha passado por nenhum tipo de cozimento. Agora, se você decidir por apenas armazená-lo na geladeira, o ideal é que a massa esteja pré-cozida. Dica: você pode parar o cozimento colocando-o em um pote com água e gelo e, em seguida, drená-lo no escorredor de macarrão. Lembre-se de regar com um pouco de azeite para que o nhoque não grude um no outro.

Como congelar o nhoque caseiro?

O ideal é congelar o nhoque logo após a moldagem, sem ter passado pelo cozimento. Para isso, comece distribuindo em uma forma com farinha a massa (em uma camada). Depois dessa etapa, leve ao congelador por cerca de 2 horas ou até a massa endurecer. Após, transfira a massa para um saco hermético e deixe-o no congelador.

Quanto tempo o nhoque dura na geladeira?

Na geladeira, a massa pode ficar armazenada por até 2 dias.

Quanto tempo o nhoque dura no congelador?

Já no congelador, o ideal é que o nhoque não passe de 2 meses.

Como fazer nhoque: massa em cima da mesa

Descubra a maneira correta de armazenar o nhoque

Como fazer nhoque de batata

Para isso, você precisa começar separando os ingredientes: 2 gemas, farinha de trigo para polvilhar, sal, a xícara (chá) de farinha de trigo, 8 batatas Asterix (tamanho médio).

O primeiro passo é preparar as batatas. Descasque-as em pedaços grandes. Coloque-as em uma panela (de tamanho médio), cubra com água e deixe-as cozinhando em fogo alto. Quando elas começarem a ferver, acrescente 1 1/2 colher (de sopa) de sal e abaixe o fogo. Agora, as batatas precisam cozinhar por mais 20 minutos. Depois do tempo, escorra a água e coloque-as em um espremedor. Deixe-as esfriando. Quando elas estiverem mornas, tempere-as com 2 colheres (de chá) de sal e 1/4 de xícara (de chá) de farinha de trigo. Misture tudo com as próprias mãos. Acrescente as gemas dos ovos e amasse tudo. Por último, vai adicionado a farinha de trigo, continue amassando com as mãos até alcançar o ponto de enrolar a massa.

Depois de ter terminado de preparar as batatas, é hora de modelar o nhoque. Para isso, polvilhe a bancada com um pouco de farinha de trigo. Escolha uma porção da massa e faça um rolinho. Corte o nhoque no tamanho de 2 cm cada pedacinho. Após essa etapa, leve o nhoque para uma forma (já polvilhada com farinha).

Em paralelo a isso, você pode levar uma panela grande com água ao fogo alto. Deixe a água fervendo, e acrescente 1 colher (de sopa) de sal. Então, mergulhe aos poucos cada pedacinho do nhoque na água fervente e deixe-os cozinhando até que eles subam à superfície. Por fim, retire os nhoques (pode ser com o auxílio de uma escumadeira), escorra a água e transfira-os para uma forma untada com óleo.

Por fim, com uma escumadeira, mergulhe cerca de 20 nhoques por vez na água fervente e deixe cozinhar até subirem à superfície. Retire os nhoques com a escumadeira, escorra bem a água e transfira para uma assadeira untada com óleo.

Como fazer nhoque: materiais à mesa para preparar nhoque

Confira modo de preparo do nhoque

Receitas de molhos

Para acompanhar o seu nhoque, nada melhor do que preparar um molho, não é mesmo? Confira essas receitas!

Molho branco

Essa receita fica pronta em apenas 15 minutos. Ela rende até 4 porções e combina com massas, como o nhoque.

Molho de tomate

O molho de tomate também é outra opção deliciosa para as suas receitas de massa. A receita fica pronta em 50 minutos e também rende 4 porções.

Veja mais:

10 receitas de nhoque deliciosas: confira

Receitas de molho para macarrão: veja as melhores ideias para sua massa

Aprenda a fazer massa fresca com esses utensílios dignos da comida italiana

Recomendadas
Pela Web