Como fazer maionese temperada: aprenda versões com alho, mostarda e mais

Está cansado de comer maionese simples? Que tal incrementar o seu prato e fazer uma versão de maionese temperada?

Se você ainda não sabe como fazer maionese temperada, está perdendo a versatilidade e combinações que essa receita oferece. A maionese é aquele molho que combina com batata frita, com carne de churrasco, na salada, em um pãozinho e vai bem com petiscos em geral. Para te ajudar a entender como fazer maionese temperada, o TudoGostoso separou algumas dicas e receitas que combinam com diferentes situações e momentos. Confira e prepare hoje mesmo.

Como fazer maionese temperada: uma pessoa está preparando maionese temperada

Aprenda como fazer maionese temperada

Quais são os principais ingredientes da maionese?

A maionese simples é feita com ovo, limão e sal. Já a maionese temperada leva diferentes ingredientes, como salsinha, cebolinha, mostarda, pimenta-do-reino e ervas finas, mas ela pode levar outros itens de acordo com a proposta final.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Como fazer maionese simples

A maionese tradicional fica pronta em 40 minutos e rende 20 porções. Não tem muito segredo para prepará-la. Para começar, separe os ingredientes da maionese. Faça a higienização dos itens. Cozinhe as cenouras, a vagem e as batatas. Em uma tigela grande, coloque os temperos e acrescente a ervilha, o milho e os legumes. Misture tudo. Depois disso, sua maionese simples estará pronta.

Como fazer maionese temperada: maionese em cima de uma tábua

Confira como fazer maionese simples

Como fazer maionese temperada

Existem diversas maneiras de preparar a maionese temperada, confira diferentes modos de preparo.

Maionese temperada simples

Para fazer a maionese temperada simples, você precisará separar os seguintes ingredientes: 1 colher (de chá) de tempero de ervas finas, pimenta-do-reino, 1 colher (de chá) de mostarda, 1 colher (de sopa) de suco de limão, salsinha e cebolinha frescas, 2 ovos, 1 colher (de chá) de sal, 250ml de óleo de soja.

O primeiro passo é colocar o sal e o tempero de ervas finas no liquidificador. Adicione o suco de limão, os 2 ovos e a mostarda. Ligue o liquidificador e bata tudo. Em seguida, abra a tampinha de acrílico do aparelho e comece a despejar aos poucos um fio de óleo. A mistura vai virar um creme. Preste atenção nessa etapa: antes de virar maionese, adicione a cebolinha e a salsa. Bata tudo. Adicione mais um pouco de óleo. Você precisa ficar atento ao ponto da textura. Quando você observar que o creme está firme, desligue, então, o liquidificador. Coloque toda a porção em uma tigela e leve à geladeira. Pronto!

Maionese verde temperada

Já para fazer a maionese verde temperada, você precisa ter em casa os seguintes itens: 2 colheres (de sopa) de folhas de hortelã, 1/4 de xícara de chá de folhas de salsinha, 200ml de óleo, 2 gemas, 1 colher (de sopa) de caldo de limão, 1 colher (de sopa) de mostarda de Dijon, sal a gosto.

Separe as folhas de salsinha e hortelã. Lave-as bem em água corrente e, em seguida, seque-as. Pegue um mixer e coloque a mostarda, as gemas e o caldo de limão e óleo. Dica: pressione o mixer desligado contra o fundo do copo, em seguida, ligue o aparelho e bata por apenas 10 minutos. Aos poucos, quando a maionese for se formando, levante o aparelho e mexa em uma lateral, depois leve para o outro lado. Lembre-se de não mexer muito rápido. Por último, para dar aquela cor verde à maionese, coloque folhas de hortelã e de salsinha trituradas. Dessa forma, sua maionese está pronta para ser degustada.

Como fazer maionese temperada: maionese verde em cima da mesa

Já viu essa versão de maionese temperada verde? Confira os ingredientes e o modo de preparo

Maionese temperada com alho

Não gosta de maionese com muitos temperos, mas não abre mão de algo diferente do tradicional? Uma opção é preparar a maionese temperada com alho. Para essa receita, você vai precisar de: 2 dentes de alho inteiros, 1 colher (de chá) de suco de limão, 1/2 copo de leite, sal e óleo.

Pegue o liquidificador e acrescente todos os ingredientes, com exceção do óleo. Deixe o aparelho na velocidade média e, em seguida, adicione óleo até a porção alcançar uma consistência cremosa. Em 15 minutos a sua maionese temperada com alho estará protinha!

Maionese temperada com mostarda

Você gosta de uma maionese diferente? Que tal fazer essa maionese temperada com mostarda? Para prepará-la, confira se você tem os seguintes ingredientes: 150ml de azeite, 100ml de óleo de girassol, 2 gemas, 1 colher (de sopa) de mostarda Dijon, pimenta-do-reino moída em grãos e sal a gosto.

O modo de preparo é simples. Adicione a mostarda, o sal, a pimenta e a gema no liquidificador. Bata tudo até virar uma porção homogênea. Coloque o azeite e, assim que você notar a mistura engrossando, troque-o pelo óleo de girassol. Dica: quanto mais óleo colocar e mais bater, mais firme a mistura ficará.

Como fazer maionese temperada: maionese na mesa junto com outros ingredientes

É muito simples fazer maionese com mostarda. Confira!

Maionese temperada utilizando maionese pronta

Se você quiser optar por mais praticidade, você pode fazer a maionese temperada com maionese pronta. Isso mesmo! A receita fica pronta em apenas 10 minutos. Mas, para isso, você precisa ter os seguintes itens: maionese pronta, 1 dente de alho, 1 colher (de sopa) de orégano, 6 folhinhas de cheiro-verde, 2 talos de cebolinha, 50ml de água, 2 sachês de tempero pronto (sabor salada).

Coloque todos os ingredientes, menos a maionese, no liquidificador. Bata bem. Reserve essa porção. Depois coloque a maionese pronta em uma tigela e acrescente a porção reservada. Misture tudo e pronto.

Maionese temperada para churrasco

Maionese combina com churrasco, mas nem todo mundo sabe como fazer essa receita. Por isso, confira os ingredientes necessários e como prepará-la. Essa versão precisa de diversos itens, como 1 lata de milho (em conserva), 1 lata de ervilhas (em conserva), 3 ovos, 1 cebola ralada, 3 dentes de alho picados, 1/2 pacote de queijo ralado, 1/2 lata de creme de leite, 500g de maionese, 1kg de batatas (já cortadas em cubos pequenos), 3 cenouras médias (já cortadas em cubos pequenos), 1 punhado de vagem (já cortada), 1/2 xícara de azeitonas verdes (picadas), 1/2 maço de salsinha (picada), 1 envelope de tempero pronto, 3 colheres (de sopa) de azeite, 1 maçã pequena (já cortada em cubos), 1 limão, sal e pimenta a gosto.

O preparo é mais demorado do que as outras versões, podendo levar em torno de 40 minutos. Comece cortando os legumes em cubos. Coloque na panela de pressão, cubra-os de água e cozinhe-os em fogo baixo. Dica: eles não podem ficar totalmente cozidos. Deixe-os por 20 minutos, drene a água e deixe-os esfriar. Em seguida, cozinhe os ovos e, após, corte-os e reserve-os. Pegue uma tigela e acrescente o limão, o azeite, o sal, a pimenta, a salsinha, o tempero pronto, o alho e a cebola. Misture tudo e adicione os legumes cozidos, a ervilha, o milho, as azeitonas e a maçã. Misture novamente,. Lembre-se de verificar como está o sal na receita. Na etapa final, acrescente a maionese e o creme de leite. Coloque toda a porção em uma tigela, adicione mais um pouquinho de maionese e salpique com queijo ralado.

Maionese temperada de lanchonete

É claro que também existe uma versão de maionese temperada de lanchonete. E você pode fazer em casa. Para isso, separe os ingredientes: 250 ml de óleo de soja, 2 ovos inteiros, 1 colher (de chá) de sal, 1 colher (de chá) de mostarda, 1 colher (de sopa) de suco de limão, salsinha e cebolinha picadas, pimenta-do-reino e 1 colher (de chá) de tempero de ervas finas.

Pegue o liquidificador e coloque o sal, os ovos, o suco de limão, a mostarda e o tempero. Bata tudo. Acrescente o óleo em fio e bata por 2 minutos. Adicione a cebolinha e a salsa por mais algum tempo e continue colocando óleo. Quando a porção alcançar uma consistência firme, então desligue o aparelho. Coloque a maionese em uma tigela e leve-o à geladeira.

Como fazer maionese temperada: batatas fritas e maionese em cima da mesa

Veja uma versão de maionese para lanchonete

Como conservar maionese temperada

O ideal é consumir a maionese temperada no mesmo dia, mas se isso não for possível, faça apenas a quantidade que será consumida naquele momento. Uma dica é deixar a maionese dentro da geladeira e ir servindo aos poucos, para evitar que ela estrague com o calor.

Veja mais: 

Maionese vegana: 3 formas de fazer em casa

15 receitas de maionese caseira: veja as opções para preparar

Maionese de batata: receita do acompanhamento prático

Recomendadas
Pela Web