Como fazer fritura sem deixar o chão engordurado: veja as dicas

Procurando um jeito prático de cozinhar e deixar tudo limpo depois? Veja dicas de como fazer fritura sem deixar o chão engordurado!

A gente sabe que tem certas receitas que são supergostosas, mas que acabam deixando nossa cozinha muito suja. Principalmente quando falamos de preparos que envolvem gordura e frituras. Por isso, se você está querendo fazer batata frita, torresmo ou até mesmo um bife à parmegiana com menos sujeira, a gente ajuda! Confira no TudoGostoso como fazer fritura sem deixar o chão engordurado e economize tempo na faxina da cozinha.

Como fazer fritura sem deixar o chão engordurado: veja as dicas

Uma pessoa limpando o chão da cozinha que estava muito engordurado

Como fazer fritura sem deixar o chão engordurado

Coifa pode fazer a diferença

A coifa nada mais é que um aparelho que serve para eliminar o ar do ambiente, retirando gordura e qualquer partícula indesejada. Ou seja, se você tem uma cozinha pequena, que seja integrada com a sua sala ou outro ambiente, é legal pensar nesse investimento – especialmente se você acaba fazendo muitas receitas com óleo. Assim, você impede que grande parte da gordura se acumule no fogão, armários e, principalmente, no chão da cozinha.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Tapetes e panos

Tapetes e panos podem ser outra saída para impedir que você tenha muito trabalho com o chão da cozinha após uma receita gordurosa. Coloque perto do fogão para que os respingos da panela sejam direcionados para lá. Assim, no final da semana, você só precisa lavar e trocar o paninho por outro, sem a necessidade de perder muito tempo limpando o chão com diversos produtos.

Mais farinha, menos gordura

Outra dica, mas dessa vez diretamente no modo como você frita e usa a gordura, é usar farinha! Isso mesmo, uma colher de farinha de trigo na panela de gordura assim que ela começar a borbulhar pode impedir que respingue óleo por tudo. Assim, coloque e espere formar uma camada mais dourada no fundo: pronto, já pode começar a sua receita.

Pouca água sempre

Um dos grandes motivos que leva a gordura a borbulhar muito a ponto de espirrar para fora da panela, é a temperatura e umidade dos ingredientes. Por isso, lembre-se de retirar um pouco dessa umidade e optar por alimentos em temperatura ambiente sempre que puder – você pode usar um papel-toalha para te auxiliar nessa missão (seque um pouco a umidade dos alimentos antes deles irem para a panela, ou faça o degelo completo do ingrediente antes de fritar).

Mexa pouco, frite pouco

Na hora de fritar seus ingredientes, sejam eles grande ou pequenos, opte por colocar pouco na panela. Além disso, esqueça a mania de ficar mexendo sempre, durante o preparo. Quanto menos você mexer e quanto menos a panela estiver cheia, mais chances da gordura não espirrar por todo o chão da cozinha.

Veja mais: Truques de limpeza para a cozinha: lista com 15 dicas incríveis

Limpeza leve e limpeza pesada

Mas, se mesmo assim você acabou sujando seu chão de gordura, a gente te ajuda a limpar! O que sempre falamos por aqui continua como regra, hein: lembre-se de fazer uma limpeza diária mais leve e uma mais pesada uma vez na semana. Assim, você impede que a gordura se acumule por muito tempo e dificulte seu trabalho.

Use vinagre 

O vinagre é um dos seus maiores aliados contra a gordura na cozinha. Após cada preparo com gordura, use um pano seco e passe um pouco de vinagre nas partes da cozinha que você achou que ficaram mais afetadas. Logo após, passe um pano úmido para finalizar a limpeza.

Use sabão de coco 

Se o seu problema for mais difícil que apenas um pouquinho de gordura no chão, além do vinagre, nós recomendamos usar um pouco de sabão de coco – pode ser detergente ou sabão em barra. Logo após você passar o vinagre, venha com uma esponja ou pano úmido e passe o sabão por toda a área. Deixe agir por alguns minutos e retire tudo com um pano.

Veja também:

Produtos certos para a limpeza da cozinha: confira

8 dicas de limpeza de cozinha para quem não tem tempo

Recomendadas
Pela Web