Corte julienne: fique craque nessa técnica superfamosa

Quer fazer pratos dignos de chefs? Então prepare-se para esse passo a passo incrível que o TudoGostoso trouxe para te mostrar como fazer corte julienne

Quer fazer comidas dignas dos melhores chefs de cozinha, mas de um jeitinho bem mais prático e usando utensílios básicos do dia a dia? É mais fácil do que você imagina e tudo pode começar já na hora de separar os alimentos. Com os cortes certos nos legumes e carnes, por exemplo, é possível fazer os preparos da forma correta e apresentações lindas. Para começar, vamos mergulhar em um dos cortes mais famosos da culinária, vem com a gente aprender como fazer corte julienne para deixar suas refeições muito mais gostosas e bonitas.

O que é e como fazer corte julienne

Que tal começar descobrindo de uma vez o que é corte julienne? Basicamente, significa cortar em tiras iguais, longas e finas. É ótimo para aplicar em cebolas, batatas, cenouras, no salsão e etc. Muito versátil, ele pode ser usado no preparo de saladas cruas, sopas, naquela batata frita bem crocante e até em uma saborosa receita de yakissoba.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Com ele, cebola, cenoura, verduras e até frutas podem ganhar um empratamento muito mais bonito. Além disso, os palitos padronizados, permitem que o ingrediente receba temperos e cozinhe por igual, garantindo um sabor muito mais delicioso à sua receita.

salada com legumes e verduras usando o corte julienne em um prato branco, em cima de uma mesa de madeira

Uma deliciosa salada crua preparada com essa técnica incrível

Passo a passo do corte à julienne

Agora vamos ao trabalho, aprenda um jeitinho bem simples de reproduzir essa técnica culinária em casa. Ah, lembre-se: quanto mais afiada a faca, mais preciso e rápido vai ser o processo.

1. Limpe tudo muito bem e, caso você esteja preparando um alimento com casca, retire-a antes de começar.

2. Corte em duas ou três partes transversais. Essa etapa vai definir o comprimento da sua tira.

3. No caso de legumes redondos, como a cenoura, faça um corte bem pequeno em um dos lados para formar uma base mais quadrada.

4. Faça fatias finas, como na imagem abaixo. É nesse passo que você vai decidir a espessura do seu julienne.

corte julienne sendo preparado: mão branca cortando cenoura em fatias em cima de uma tábua de madeira

Faça fatias para formar as tiras

5. Por último, pegue essas fatias, junte-as e faça os cortes em tiras iguais.

Viu como é simples? Não esqueça de ter muito cuidado para evitar acidentes com a faca na hora de fazer seu corte julienne. Agora, é só correr para a cozinha e arrasar com essa técnica que vai impressionar a todos!

Veja mais:

Como cortar cebola do jeito certo: aprenda com o TudoGostoso

As principais facas que não podem faltar na sua cozinha

10 receitas com cebola deliciosas do TudoGostoso 

 

Recomendadas
Pela Web