Como fazer coquetel de frutas: dicas e receitas com e sem álcool para seu bar em casa

Saber preparar um coquetel de frutas é ótimo para surpreender convidados e experimentar bebidas diferentes

Já pensou fazer aquele coquetel de frutas elegante dos bares na sua casa? A bebida sofisticada que você vê em restaurantes e até filmes é, na verdade, fácil de fazer em casa. Se não sabe por onde começar, descubra no TudoGostoso o que você precisa para fazer um coquetel de frutas e receitas deliciosas para provar que vão da famosa piña colada até coquetéis sem álcool que todos podem aproveitar!

Coquetel de frutas: fila de coqueteis em taças variadas como mojito, margarita e cosmopolitan

Um coquetel de fruta é uma bebida ótima para festas por causa do sabor e do visual igualmente espetaculares

O que é um coquetel de frutas?

Um coquetel mistura duas ou mais bebidas e aditivos como açúcar ou gelo. No caso de coquetel de frutas, um dos ingredientes é o suco ou licor de uma fruta. A receita mais tradicional pede por uma bebida alcoólica, um bítere (bebida alcoólica herbal amarga) e um elemento doce.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

No entanto, essa definição é uma de várias que surgiram ao longo dos anos desde os primeiros coquetéis. Por isso, existem variações que dispensam a dose de álcool para que mais pessoas apreciem a combinação de sabores. Além disso, existem alternativas populares que usam leite condensado para ficar mais cremoso.

Qual a diferença entre drink e coquetel?

É comum usar drink e coquetel como sinônimos, mas eles têm algumas diferenças. O drink é uma bebida mais simples e precisa de apenas dois ingredientes, sendo um álcool e um complemento. Já o coquetel é mais complexo, com pelo menos três ingredientes e tradicionalmente seguindo a fórmula de uma base, um sabor mais amargo e um elemento doce.

Coquetel de frutas: quatro amigos brindando com coquetéis de frutas variados como melancia, limão e laranja

O coquetel é uma bebida que leva vários ingredientes, mas ainda assim é possível fazer em casa

Quais os coquetéis mais populares?

Alguns coquetéis são mais famosos do que outros. Aqueles que têm história e que muitas pessoas conhecem de nome a ponto de pedirem em bares sem nem precisar ler o cardápio. Por causa dos filmes de espião do James Bond, é fácil reconhecer um martini, a bebida que leva gin, vermute e azeitona. Uma bebida popular no verão é a piña colada, o coquetel tropical com rum ou vodka, leite de coco e suco de abacaxi. E temos um teste para você: que coquetel famoso no Brasil leva cachaça, limão, açúcar e gelo? Se você disse caipirinha, acertou. O controverso Blood Mary com suco de tomate e o refrescante sex on the beach são outros coquetéis populares nos bares.

Receitas de coquetel de frutas com álcool

Cosmopolitan

O cosmopolitan é uma bebida famosa das telinhas por ser uma das preferidas das personagens da série Sex and the City. O coquetel tem vodka, licor de laranja, suco de limão e pode ter groselha ou cranberry para deixar bem doce.

Coquetel de morango

Esta receita de coquetel de morango usa a vodka como bebida base e ainda acrescentar licor de cassis à mistura. O morango e o leite condensado trazem o equilíbrio e o dulçor.

Caipirinha de catuaba

A caipirinha é um coquetel bem típico do Brasil, mas ele pode ser igualmente inovador com algumas modificações, como esta receita que utiliza catuaba em vez da cachaça.

Coquetel de abacaxi com espumante

O abacaxi é uma fruta ótima para coquetéis por causa do frescor e da acidez. Nesta receita tropical e sofisticada, a bebida de escolha é o espumante.

Margarita

Para quem aprecia um coquetel com teor alcoólico mais forte, a margarita é ideal, já que é feito com tequila, licor de laranja e suco de limão. A margarita tradicional é servida com a típica borda de gelo que deixa um sabor único.

Receitas de coquetel de frutas sem álcool

Piña colada sem álcool

Se quiser experimentar o sabor tropical de uma piña colada sem álcool, use leite condensado no lugar do rum e capriche no suco de abacaxi.

Coquetel de frutas: dois copos de piña colada com fatia de abacaxi e canudo por cima e um coco ao meio embaixo

Até quem não consome bebidas alcoólicas pode provar um gostinho de uma piña colada

Coquetel de frutas sem álcool

Esta bebida é ótima para quem quer se aventurar no preparo de um coquetel de frutas elaborado sem precisar de bebida alcoólica. O suco de limão e de laranja lembram as bebidas tradicionais e o sabor vem do uso de ingredientes como abacaxi, cereja e beterraba!

Mojito sem álcool

Para fazer uma versão sem álcool do mojito tradicional cubano basta tirar o rum da mistura. Apenas a água com gás com suco de limão, folhas de hortelã e açúcar é tudo que você precisa para compor esta bebida.

Coquetel de laranja

O coquetel de laranja tem um equilíbrio de sabores e texturas. A laranja traz frescor e acidez, o leite condensado vem com a cremosidade e a groselha com a doçura.

Coquetel de morango

Como é típico de um coquetel sem álcool, a base da bebida é o leite condensado, enquanto a fruta escolhida é o morango. Mas a grande surpresa da receita é um ingrediente simples, mas inusitado: refrigerante guaraná.

Veja também:

Drinks com gin: servir gin tônica em casa é fácil e sabor aromático surpreende os amigos

Veja como fazer drinks sem álcool em receitas surpreendentes

Como harmonizar vinho tinto, branco e rosé: descubra qual combina melhor com cada alimento

Recomendadas
Pela Web