Como fazer chá: dicas e métodos de preparo para aproveitar no inverno

Na dúvida se está bebendo chá, infusão ou decocção? Aprenda com o TudoGostoso!

Um chá da tarde quentinho combina bem com o inverno. Uma boa xícara da bebida com ervas nos aquece por dentro e ainda traz benefícios para o nosso corpo. E você sabia que existe mais de uma forma de preparar a bebida? Além dos saquinhos prontos, você pode fazer chá caseiro com ervas e frutas com métodos tradicionais em casa. Se você não nega uma bebida quente nos dias frios, aprenda no TudoGostoso como fazer chá.

Como fazer chá: bule e xícara com chá vermelho e várias ervas ao redor

Chá é uma bebida leve e saborosa, perfeita para o inverno e que ainda tem benefícios para a saúde

Quais os benefícios do chá?

Desde a antiguidade esta bebida é utilizada como um tipo de medicamento por causa dos benefícios do chá para a saúde. A infusão de ervas na água quente tira o máximo do valor nutricional dos ingredientes e do seu efeito no nosso organismo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Os chás diuréticos ajudam a desinchar, como acontece com o chá verde com limão, gengibre e hortelã. Os chás calmantes, como o chá de camomila com limão, laranja e mel, diminuem o estresse e são ótimos antes de dormir. Se quiser o efeito oposto, chás energizantes como o chai indiano despertam por ter cafeína e podem até substituir o café.

Qual a diferença entre chá, infusão e decocção?

Você sabia que nem toda bebida com água e ervas, flores ou frutas pode ser chamada de chá? A palavra de origem chinesa serve para um tipo específico da bebida feito com a infusão da planta chá, a Camellia sinensis. A erva é usada para fazer chá branco, chá verde e chá preto.

O termo “chá” no Brasil é comumente usado como sinônimo desta bebida. Mas, na teoria, todos os outros preparos que não utilizam a Camellia sinensis não são chá e sim uma bebida feita com infusão ou decocção. A infusão é quando se adiciona plantas na água já quente para extrair seus óleos essenciais e, por consequência, o sabor. A decocção ocorre quando ferve a planta juntamente com a água.

Como fazer chá: xícara de chá quente com flores e biscoitos

Existe mais de um método para fazer um saboroso chá tradicional

Chá branco, chá verde e chá preto são a mesma coisa?

Quem já provou essas bebidas sabe que cada uma tem uma característica bem marcante. O chá branco é mais suave, o verde tem umas notas vegetais e o preto é mais forte e adocicado. Mas se o chá branco, o chá verde e o chá preto são infusões com a mesma planta, como podem ser tão diferentes no visual e no sabor? A resposta está na oxidação da folha. A cor natural da folha de chá é verde. Mas, quando você a retira do caule e não a coloca para secar de imediato, ela começa a oxidar e fica cada vez mais escura.

O chá branco é feito com a folha jovem que cresceu antes mesmo das flores e ainda tem uma leve penugem esbranquiçada, sem passar por nenhuma oxidação. Em alguns casos a planta é até protegida do sol para produzir menos clorofila. Produz um chá com menos cafeína, mas com mais propriedades antioxidantes e diuréticas.

O chá verde usa uma folha ligeiramente mais madura e que começou a oxidar. O processo de oxidação é interrompido pelo vapor ou por bandejas quentes. A planta então é seca e usada para fazer o chá verde, conhecido por acelerar o metabolismo. Ele tem um pouco mais de cafeína. Além de servir como bebida, você pode usar a infusão para fazer uma receita de bolo de chá verde leve e saboroso.

O chá preto tem o maior grau de oxidação. Por causa disso, as suas folhas quando secas ficam bastante escuras. Já a bebida tem tons mais avermelhados, motivo pelo qual na China ele é chamado de “chá vermelho”. Ele tem alta concentração de cafeína, mas tem bem menos antioxidantes.

Existe ainda o Oolong, um quarto tipo de chá tradicional feito com a Camellia sinensis. Ele é menos popular por aqui, mas é um chá tradicional na China conhecido como um “chá verde azulado”. Ele tem grau de oxidação entre o chá verde e o chá preto, por isso seu sabor e seus nutrientes também são um meio termo entre os dois.

Como fazer chá: cinco potes quadrados com ervas de chá e quatro xícaras com chá vermelho, laranja, amarelo e branco

Uma mesma folha pode virar vários tipos de chá por causa do processamento da folha antes de ir para a xícara

Como fazer infusão?

Para preparar um chá com a Camellia sinensis o método usado é a infusão. Esta mesma técnica serve ainda para fazer outras bebidas com ervas e flores. Para fazer infusão, é preciso usar as partes mais delicadas da planta que são mais fáceis de extrair o sabor. Um bom exemplo é o chá de hortelã com gengibre. O típico chá de saquinho também é feito com infusão.

Comece fervendo a água. Quando começar a borbulhar, coloque a água na xícara junto com a planta seca ou fresca que preferir. Também pode botar as folhas no bule de água quente se quiser preparar uma quantidade maior. Cubra o recipiente e deixe repousar por entre 5 a 10 minutos. Quanto mais tempo esperar, mais forte o chá fica. Coe ou retire as folhas e pode apreciar a bebida.

Como fazer decocção?

Na decocção, a água é fervida com a erva já dentro do bule. Os ingredientes precisam ser mais resistentes, que não desmancham com facilidade e que são mais difíceis de extrair. Assim, se você quiser um chá com casca de frutas ou raízes de plantas, use a decocção! O chá de maracujá que usa até as sementes da fruta é feito com este processo.

Bote água em temperatura ambiente na panela ou bule junto com as plantas ou ervas. Ferva a bebida por 10 minutos com a tampa fechada. Desligue o fogo, coe e sirva na xícara. Uma dica importante é esperar amornar antes de beber para não se queimar, já que o chá sairá bem quente com este preparo.

Como fazer chá gelado?

Nos dias mais quentes, o chá não precisa ficar de lado. Você pode fazer um chá gelado delicioso e refrescante usando os mesmos métodos de infusão ou decocção. Pode parecer estranho mas, sim, você precisa usar água quente até no chá gelado já que a temperatura é essencial para extrair as plantas.

Depois de pronto você deixa a bebida esfriar e adiciona gelo para chegar na temperatura certa. E uma dica: bata o chá gelado com açúcar e limão no liquidificador que ele ganha uma espuminha incrível!

Como complementar seu chá?

Não existem regras para saborear um chá. Você pode beber da maneira mais natural ou então adoçar com açúcar ou com mel. É comum também complementar o chá com outros sabores, como limão ou gengibre. Experimente a sua combinação favorita e aproveite!

Veja também:

Receita de chocolate quente: aprenda 4 versões para se deliciar e espantar o frio

Receitas de café cremoso, chocolate quente e outras bebidas de inverno

Recomendadas
Pela Web