Como evitar que o leite transborde: 2 truques simples

Chega de chorar pelo leite derramado: o TudoGostoso vai te ensinar 2 truques bem simples para evitar que o leite transborde da panela!

Você coloca o leite para ferver, dá as costas um minutinho para fazer outra coisa ou se distrai  e… Lá se vai o leite transbordando da panela. Pois é, leitores: nessa hora, dá vontade de chorar pelo leite derramado sim, tanto por causa da sujeira no fogão quanto pelo leite desperdiçado. Mas não se preocupem: existem 2 truques simples para evitar que o leite transborde — e que serve também para a água ou qualquer outro líquido fervendo. É mais fácil do que você pensa! Confira a seguir!

Panela com o leite fervido transbordando

Leite fervido transbordando sobre a panela no fogão

2 truques simples para evitar que o leite transborde

Vai uma colher aí?

Simples assim: uma colher de pau colocada sobre uma panela. Sim, é só isso! Com o líquido já fervendo dentro da panela, basta colocar a colher de madeira apoiada na borda da panela, de ponta a ponta. Isso vai impedir que o líquido transborde ao ferver. Parece mágica, mas é só a colher de pau mesmo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Colher de pau sobre uma panela

Colher de pau sobre uma panela com leite fervendo

Que tal um pires?

A porcelana do pires é capaz de regular o ponto de ebulição, permitindo que o líquido ferva uniformemente e sem causar aquele estrago no fogão. Para isso, basta colocar o pires virado para baixo no fundo da panela e, por cima, o leite ou outro líquido. Essa dica é perfeita para quem quer fazer doce de leite.

E por que o leite transborda?

Essa “explosão” de líquido e espuma após o leite atingir a fervura é devido à sua composição. Isso porque o líquido é composto basicamente por sais minerais, açúcares, gorduras, proteínas e água. Dessa forma, à medida que o leite vai fervendo, substâncias como a gordura e proteínas sobem para a superfície, formando uma película resistente.

Mas assim que o líquido atinge seu ponto de ebulição, as bolhas de vapor formadas no fundo da panela tendem a subir, “empurrando” essa película e transbordando da panela.

Leite fervido transbordando sobre a panela

Panela com o leite fervendo transbordando

Recomendadas
Pela Web