Como evitar insetos na cozinha: dicas simples para afastá-los

Sem pânico: saiba como evitar insetos na cozinha com dicas simples. Aprenda a utilizar repelentes naturais e prevenir possíveis infestações.

Receber a visita inconveniente de alguns mosquitinhos na cozinha pode acontecer de vez em quando, mas quando o problema se torna frequente, ele pede algumas medidas. Pequenas atitudes como deixar as frutas sem proteção, deixar a louça suja de um dia para o outro ou não limpar bem os armários podem levar a problemas mais sérios, como uma infestação. Mas não precisa se apavorar: saiba como evitar insetos na cozinha com dicas simples. Confira a seguir!

dicas para evitar insetos

Como evitar insetos na cozinha: confira as dicas

Como evitar insetos na cozinha

Não deixe louça na pia por muito tempo

Pratos, copos e recipientes com restos de alimentos doces e fermentados devem ser lavados imediatamente após seu uso. Esses resíduos podem atrair insetos, especialmente se houver com frequência o descuido de acumular louça para o dia seguinte: baratas são noturnas e são atraídas pelos restos de comida. Não deixe a louça suja!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Cubra frutas e legumes fora da geladeira

Legumes e frutas podem atrair muitos insetos, principalmente quando estão maduros. Para contornar esse problema, cubra-os com um pano, papel ou tela. Você pode cobrir algumas frutas com plástico-filme para evitar insetos e conservá-las, mas essa prática não é recomendada devido à quantidade de plástico que é descartada em pouco tempo. Opte por essa alternativa somente em casos especiais.

Armazene alimentos de maneira correta

Quem nunca usou um prendedor para fechar embalagens de alimentos? Pois bem, saiba que esse se você tem esse hábito, deveria considerar mudá-lo. Armazenar alimentos em potes, preferencialmente herméticos, é bem mais seguro. Quanto à carnes e embutidos, opte por armazená-las na geladeira, mesmo que não haja o risco de estragarem. Produtos como esses também podem atrair insetos.

Dicas para manter os insetos longe

Plantas aromáticas: plantas aromáticas ajudam afastar insetos, além de exalarem um perfume sutil no ambiente. Experimente distribuir algumas pela casa e adicionar algumas folhas de louro nos armários.

Vinagre: esse ingrediente de cozinha apresenta uma série de utilidades e repelir insetos é uma delas! Passe um pano úmido com o produto nos locais onde encontra mais insetos ou borrife-o nas frutas expostas na cozinha. O vinagre é inofensivo para elas. Outra sugestão é misturá-lo com cravo-da-índia.

Limão e cravos: essa combinação resulta em um ótimo inseticida natural que é muito fácil de fazer: corte o limão ao meio e adicione cravos-da-índia nele. Caso ache necessário, esquente o limão para que deixe um cheiro mais forte. Ele também pode ser substituído por laranja

Faça uma limpeza geral adequada

Por mais que usemos artifícios eficientes para espantar insetos, o melhor jeito de sanar e evitar uma infestação é através de rotinas de limpeza. Retire os utensílios dos armários e limpe a parte interna os móveis. O uso de um espirador de pó pode ser muito útil para retirar ninhos de insetos escondidos nos cantos armários e encontros com paredes, teto e chão. Dessa maneira, sua cozinha se tornará um ambiente muito menos propício ao aparecimento de insetos.

Recomendadas
Pela Web