Como evitar cheiro de ovo no bolo

Veja dicas práticas de como evitar cheiro de ovo no bolo!

O ovo é ingrediente de muitas receitas de bolo e ele tem como principal função deixar a receita com mais volume e estrutura. Um dos principais componentes da clara é o enxofre e, da gema, é o ferro. Quando o ovo é aquecido, suas moléculas se movimentam, os dois componentes se encontram e acontece uma reação química responsável pelo cheiro forte do ingrediente. Mas ninguém gosta de cheiro de ovo no bolo, né? Por isso, veja a seguir dicas para evitar cheiro de ovo no bolo:

como evitar cheiro de ovo no bolo

Bolo pronto, ovos, farinha, leite e partes de uma batedeira

Como evitar cheiro de ovo no bolo

Use ovos frescos

Essa dica é básica e muito importante! Quanto mais velho o ovo, mais cheiro e sabor forte ele terá. Na hora de comprar os ovos, tenha atenção à data de validade e, em casa, não demore muito a fazer o bolo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Acrescente essência ou extrato de baunilha

Vai fazer um bolo que leva muitos ovos? Corre o risco de ele fica com um cheiro forte, né? Para evitar que isso aconteça, você pode utilizar essência ou extrato de baunilha.

Como evitar cheiro de ovo no bolo

Ovos na batedeira

Bata bem os ovos

Nada de pressa na hora de fazer o bolo: bata bem os ovos (cerca de 10 a 15 minutos na batedeira em velocidade alta).

Peneire as gemas e as claras

Faça isso da seguinte forma: coloque as gemas e as claras (separadamente) na peneira e fique balançando até que elas passem naturalmente pela peneira. Você também pode furar as gemas com um palito ou garfo, balançar e esperar que elas passem pela peneira. Nada de amassar a gema com a colher, pois, dessa maneira, a película também vai passar pela peneira.

Deixe o bolo assar bem

Não retire o bolo do forno antes que ele esteja completamente assado, pois um bolo meio cru certamente ficará com cheiro de ovo!

Bolo assando

Bolo no forno

Recomendadas
Pela Web