Como escolher, armazenar e conservar alho: veja as dicas

Saiba como escolher, armazenar e conservar alho: aprenda a selecionar os melhores do mercado ou feira e como guardá-los para que durem bastante tempo.

Cozinhar vai muito além da receita: o trabalho começa com a seleção de ingredientes que serão usados e também com o seu armazenamento. Se você está sempre procurando melhorar suas receitas, sabe que o alho tem parte fundamental em boa parte delas. Confira como escolher, armazenar e conservar alho e faça sempre as melhores escolhas para aplicar em suas receitas!

Como escolher, armazenar e conservar alho

Alho roxo, considerado o tipo de alho de maior qualidade.

Como escolher, armazenar e conservar alho: veja as dicas

Como escolher alho

A primeira coisa que você precisa saber é que existem 2 tipos de alho facilmente encontrados no mercado, o branco (chinês) e o roxo. A qualidade do alho roxo é considerada superior, portanto, sempre que houver opção, escolha-o. Quanto ao estado do alho, opte sempre por aqueles com casca, pois ela serve para preservá-lo e evitar que estrague rapidamente.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Durante a seleção, pegue as cabeças de alho e verifique se estão firmes e sem machucados. Caso estejam moles ou pareçam escurecidas em algumas partes, significa que não estão frescas. A dica é começar analisando as cabeças mais gordinhas.

Como armazenar alho

O alho, se bem armazenado, pode durar bastante tempo. Para armazenar de forma correta, guarde-o em local arejado e distante de contato direto com o sol. Para maior duração, a casca só deve ser retirada no momento em que o dente for utilizado.

Alhos não devem ser guardados em recipientes fechados pois correm o risco de mofar ou germinar. Não há muito o que fazer com alhos mofados além de descartá-los, porém, alhos com brotos estão liberados para o consumo: é só cortar os brotos e utilizá-los normalmente.

Como conservar alho

Para o alho descascado, há algumas maneiras de conservá-lo: embrulhado, imerso ou congelado.

Para guardar o alho embrulhado, envolva-o em plástico e armazene-o na geladeira. Você também pode imergir o alho inteiro ou picado em óleo ou azeite e guardá-lo na geladeira. Para congelá-lo, não tem segredo: coloque no freezer e, ao cozinhar, não espere que descongelem; aplique diretamente na receita.

Você também pode fazer uma conserva de alho para aproveitá-lo por mais tempo, no entanto, o sabor não será o mesmo devido aos condimentos e outros ingredientes utilizados para conservá-lo.

Recomendadas
Pela Web