Como engrossar molhos: 4 técnicas simples

Confira 4 técnicas que podem garantir molhos mais consistentes e encorpados, deixando seus pratos ainda mais saborosos e suculentos!

Confira como encorpar seus molhos com essas 4 técnicas infalíveis.

Confira algumas técnicas que vão te ajudar a deixar seu molho encorpado e saboroso!

Convenhamos: os molhos conseguem dar um charme à parte aos pratos, deixando-os ainda mais saborosos e suculentos. Seja nos pratos salgados, como os molhos para macarrão, saladas, carnes, caldos, sopas; ou nos pratos doces, como cremes, iogurtes, coberturas, geleias e compotas, a consistência do molho faz toda a diferença no resultado final — afinal, ninguém quer um molho ralo, né?

Por isso, o TudoGostoso reuniu aqui 4 técnicas infalíveis que vão deixar seu molho grossinho e delicioso, perfeito para deixar seus pratos cheios de sabor. Confira qual combina com o tipo de molho que deseja fazer, e bon appétit!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Redução

“Reduzir” o molho pode fazer com que ele fique mais consistente, pois, à medida que for evaporando, ele reduzirá seu volume e ficará mais concentrado e, portanto, encorpado. Para fazer isso, não é preciso necessariamente deixar seu molho fervendo na panela: basta deixar ele cozinhando em fogo baixo, e claro, mexendo de vez em quando para evitar que queime. Simples, viu?

Roux

Ei, volte aqui: o nome pode parecer diferente, mas essa técnica é fácil, fácil. Você vai precisar apenas de manteiga e farinha de trigo! Para fazer isso, basta colocar a manteiga em uma panela em fogo médio e, assim que ela estiver derretida, acrescentar a mesma quantidade de farinha de trigo — ou seja, 1 colher de manteiga e 1 colher de farinha; ou 2 colheres da manteiga e 2 de farinha —, misturando bem até ficar . Depois é só adicionar o líquido e mexer até cozinhar e engrossar!

Essa técnica cai bem no tradicional molho branco, nos molhos de carne e até mesmo de sopas.

Deixe seus molhos mais encorpados com ingredientes simples.

Seja nos molhos de carne ou de macarrão, com simples ingredientes você pode deixar seu molho mais consistente e suculento.

Beurre manié

O beurre manié, assim como o roux, é bem simples e também leva manteiga e farinha de trigo. A diferença é que você irá misturar a farinha de trigo com a manteiga em temperatura ambiente em um recipiente à parte — ou seja, fora do fogo. Ah, e assim como o roux, a medida da farinha e manteiga são as mesmas. Com a ajuda de um garfo ou com as mãos, misture muito bem até ficar homogêneo.

Após a “misturinha” estar pronta, acrescente-a ao líquido que está na panela e vá mexendo até a dissolver e engrossar o molho.

Amido de milho, farinha de tapioca ou farinha de arroz

Mas também pode ser fécula de batata ou farinha de araruta. Qualquer uma dessas 5 opções podem ser perfeitas para engrossar seu molho. Para fazer isso, em um recipiente à parte, basta diluir 1 colher (chá) de algumas dessas opções em 1 colher (sopa) de água, leite frio ou do próprio líquido que você deseja engrossar. Essa quantia é capaz de encorpar 200 ml do molho, por isso, fique de olho nas medidas.

Após fazer diluir, acrescente a mistura à panela onde está o molho e vá mexendo até engrossar.

Deixe seus pratos ainda mais atraentes e saborosos com molhos consistentes e encorpados!

Uma ajudinha extra é sempre bem vinda para deixar os molhos mais encorpados e saborosos, deixando os pratos ainda mais atraentes!

Recomendadas
Pela Web