Como economizar água na limpeza da casa: dicas simples para a faxina

Confira no blog do TudoGostoso como economizar água na limpeza da casa: dicas simples para não desperdiçar água durante a faxina.

Todo mundo sabe o quanto é importante economizar água. Você sabia que, embora o planeta tenha um volume de água de 70%, menos de 1% é de água potável? Por isso, é importante não desperdiçá-la nas tarefas do dia a dia como lavar banheiros e lavar as roupas: confira a seguir como economizar água na limpeza da casa e veja dicas simples para aplicar à faxina de sua casa.

como economizar água na limpeza da casa

Saiba como como economizar água na limpeza da casa

Como economizar água na limpeza da casa: dicas simples para a faxina

Acumule para limpar

Lave roupas apenas quando fizer uso da capacidade máxima da máquina de lavar. Dessa forma, você fará menos lavagens e a água será melhor aproveitada. A mesma ideia pode ser aplicada para a louça: lave tudo ao mesmo tempo! Não precisa esperar todos os copos da casa ficarem sujos, mas também não há necessidade em lavar o mesmo todas as vezes em que usá-lo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Reutilize água

Não descarte a água da máquina após lavar as roupas. Essa água pode ser armazenada em baldes e usada para limpar outros cômodos, como o banheiro, lavar o quintal ou até mesmo o carro. Dica: se organize para lavar as roupas e cômodos no mesmo dia e utilize a mesma água para fazer as duas atividades.

Lave a louça com a torneira fechada

Para facilitar a lavagem da louça e economizar água na limpeza, adote uma prática simples: antes de começar a lavar, retire os restos de alimento na louça e deposite-os na pia com água morna e detergente. Essa mistura fará com que a gordura se solte mais facilmente após alguns minutos de molho. Passado esse tempo, esfregue a louça para eliminar por completo a sujeira e enxágue os utensílios juntos para evitar o desperdício de água.

Escolha dos produtos de limpeza

Muitos afazeres da casa foram facilitados com o surgimento de novos produtos de limpeza, e boa parte deles não exige água para enxágue ou diluição. Esses produtos, além de economizarem água, agilizam a tarefa. Por exemplo, a atividade de limpar vidros, janelas e espelhos pode ser facilitada utilizando um produto específico para essa finalidade. Além de poupar água, essa ação se torna muito mais rápida.

O que fazer ao lavar

Se há necessidade de lavar algum local ou cômodo da sua casa, faça o máximo para reduzir o consumo de água. Para isso, utilize produtos de limpeza que façam pouca espuma. Dessa forma, será necessária menos água para enxaguar o ambiente.

Substituindo a água

O pano de microfibra é uma ótima opção para fazer uma limpeza com pouca água. Aplique um produto sem enxágue na superfície que quer limpar e passe o pano. Fácil, rápido e econômico!

Ao limpar o chão, opte pelo aspirador de pó. Além de ser mais prático do que o pano de chão, ele reduzirá o número de vezes em que será necessário lavá-lo.

Recomendadas
Pela Web