Como dessalgar bacalhau rapidamente: confira maneira superprática

Esqueceu de dessalgar o bacalhau e vai fazer uma receita com ele? Confira no blog do TudoGostoso uma maneira de dessalgar o bacalhau rapidamente.

Um dos ingredientes principais do cardápio de Páscoa é o bacalhau. Delicioso e fácil de ser preparado, esse peixe salgado é cheio de nutrientes e combina com diversos acompanhamentos. E aqui no TudoGostoso você encontra muitas receitas deliciosas com bacalhau, como o souflé de bacalhau e o salpicão de bacalhau. Mas, antes de começar a sua receita, é essencial dessalgar o bacalhau. Por isso, a gente te ensina uma método para aqueles dias em que você esqueceu ou acabou comprando o bacalhau de última hora. Confira as dicas de como dessalgar bacalhau rápido e arrase no almoço!

Como dessalgar bacalhau rapidamente: confira maneira superprática

como dessalgar bacalhau rápido

Como dessalgar bacalhau rápido: veja como fazer

Normalmente, quando compramos uma peça de bacalhau, já estamos preparados para o momento de dessalgar. E esse processo pode levar até 2 dias na geladeira e trocando a água. Mas isso pode ser feito com um técnica ainda mais fácil e que leva menos tempo. Com alguns minutos e poucos ingredientes, você consegue dessalgar o bacalhau e ainda deixá-lo macio e delicioso!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Prepare antes

Comece escolhendo muito bem sua peça de bacalhau: o ideal é que ela tenha até 1 kg e seja comprada em locais confiáveis e onde vendam produtos frescos. Se o peixe tiver mais do que 1 kg, você vai precisar fazer esse processo em etapas separadas e dividindo a carne para que dê certo. Antes de começar a dessalgar, você vai precisar lavá-lo em água corrente. Use muita água e não tenha medo de esfregar bastante o peixe: isso vai garantir que aquela capa de sal saia. Depois de retirar completamente o sal do lado de fora, é hora de retirar o sal por completo. Corte o bacalhau em pedaços pequenos/médios e coloque-os em uma panela com água, de maneira que a água cubra todos os pedaços.

Use sal para tirar o sal! 

Nesse momento você vai misturar de 3 a 4 colheres cheias de sal: isso mesmo, você vai colocar ainda mais sal! Nesse processo acontece uma reação e o sal contido no bacalhau sai completamente na água já salgada. Assim, depois de misturar tudo, você vai deixar fervendo por no mínimo 15 minutos ou até que se forme uma espuma branca no topo da panela. Quando isso acontecer, desligue o fogo e deixe descansando por 2 minutos. Escorra toda a água e lave bastante em água corrente para tirar o resto de sal que pode ter ficado no seu bacalhau.

Veja mais:
6 receitas deliciosas  com bacalhau: confira
Bacalhau de Páscoa: receitas simples e deliciosa

Finalize e, se precisar, repita o processo

Depois de fazer todo esse processo, você deve provar um pedaço do peixe. Certifique-se de que o sal saiu completamente ou boa parte dele. Se você ainda achar que está salgado para a sua receita, repita o processo! Só fique de olho para que o peixe não cozinhe muito e acabe totalmente desmanchado!

Recomendadas
Pela Web