Como conservar alface na geladeira por mais tempo

Confira essas dicas imperdíveis para manter a sua alface fresquinha por muito mais tempo!

Um dos maiores trabalhos de preparar uma saladinha é precisar sempre higienizar os vegetais, não é mesmo? Por isso, para ganhar tempo, temos o costume de lavar tudo de uma vez e guardar na geladeira já limpo. Essa ideia é excelente, mas parece que a alface não gosta tanto. Muitas pessoas reclamam que a alface dura muito pouco na geladeira depois de lavada: fica murcha e escurece rapidamente. Por isso, o blog do TudoGostoso vai te ensinar como conservar alface na geladeira por mais tempo. Confira as dicas!

Folhas de alface empilhadas sobre um tábua de madeira, em cima de uma mesa de mármore.

Aprenda a conservar alface na geladeira por mais tempo

Aprenda como guardar alface na geladeira

Limpe a bem a alface

O primeiro passo, claro, é higienizar bem a sua alface. O ideal é deixá-la de molho em água com uma solução própria para lavar legumes e verduras. Depois de cerca de 30 minutos, retire as folhas e lave-as em água corrente. O TudoGostoso aconselha a não escorrer a água, pois pode haver algumas sujeiras presas no fundo da bacia, que podem acabar entrando em contato com a alface.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Folhas de alface sendo seguradas por uma mão esquerda e lavadas sob um feixe de água

Limpe bem a alface

Seque com cuidado

Depois que você lavou bem as folhas de alface, seque-as cuidadosamente. Esse passo é bastante importante para as suas folhas não ficarem úmidas e murchas na geladeira. Uma dica é usar uma centrífuga manual para secar saladas: elas costumam ter um preço bem em conta e são encontradas em lojas de artigos para casa. Se não tiver, use um pano de prato limpo ou papel-toalha.

Escolha um pote bem vedado

Agora chegou a vez de armazenar a suas folhas de alface em um pote. O ideal é que seja hermético, mas, se não tiver, vai com o que tem! Só é essencial que tenha tampa, viu?

Intercale a alface com folhas de papel-toalha

Agora, com o pote separado e a alface limpa e seca, chegou a vez de guardá-la. Para isso, coloque o vegetal no pote da seguinte maneira: intercale uma folha de alface com uma folha de papel-toalha, finalizando com papel-toalha. Imagina um pavê de alface e papel! Você deve estar se perguntando “mas que doideira é essa, TudoGostoso?” e a gente te responde: o papel-toalha vai absorver qualquer umidade da alface, impedindo que ela fique murcha e fazendo com que ela dure mais tempo.

Seguindo essas dicas do blog do TudoGostoso, a sua alface pode durar até 12 dias lavada e fresquinha na geladeira!

Folhas de alface dentro de uma prato branco fundo, ao de um garfo e uma colher de pau

Conserve sua alface fresquinha por até 12 dias

Muito mais dicas de cozinha!

Agora que você já sabe como conservar alface na geladeira por mais tempo, que tal conferir outras dicas de cozinha imperdíveis no TudoGostoso? Veja a seguir:

Como desfiar frango no micro-ondas

Como conservar comida no verão: descubra itens que mais estragam no calor

Como tirar manchas amarelas de eletrodomésticos

Recomendadas
Pela Web