Como congelar frutas, legumes e verduras: saiba mais no TudoGostoso

Congelar os ingredientes é uma maneira prática de evitar o desperdício na cozinha. Por isso, veja as dicas e saiba como congelar frutas, legumes e verduras!

Congelar ingredientes é uma boa maneira de conservar sua comida: em potes bem fechados ou saquinhos de plástico, você pode deixar os alimentos por até meses no seu congelador. Isso pode garantir mais sabor às suas receitas e menos desperdício na sua cozinha. Por isso, confira como congelar frutas, legumes e verduras de maneira fácil e prática a seguir:

Como congelar frutas, legumes e verduras: saiba mais no TudoGostoso

como congelar frutas

Como congelar frutas, legumes e verduras: veja as dicas

Como congelar frutas

Você pode escolher entre congelar a polpa, a fruta inteira ou em pedaços ou com e sem açúcar. Mas, para qualquer uma das opções, é preciso começar sempre higienizando-as muito bem e colocá-las em uma solução com água e água sanitária (para cada litro de água use 1 colher de água sanitária). Você também pode utilizar hipoclorito de sódio. Depois disso é só escolher de qual maneira você vai congelar sua frutinha!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Polpa: retire todas as sementes e bata tudo no liquidificador. Depois despeje a polpa em saquinhos ou em potes bem fechados e conserve no congelador por até 6 meses. Você pode usá-la para fazer sucos e vitaminas!

Fruta inteira ou picada: higienize muito bem as frutas e guarde-as em potes ou saquinhos bem fechados. Se você optar por picá-las, é só cortar em cubos médios e retirar a casca. Guarde os pedaços em sacos e potes tampados por até 6 meses no congelador.

Fruta com açúcar: dê preferência às frutas que estão bastante maduras. Esse processo é perfeito para preparar caldas e geleias. Coloque a fruta já higienizada e picada dentro de um pote ou saco. Coloque um pouco de açúcar de maneira que cubra tudo. Deixe alguns minutos do lado de fora da geladeira e depois congele.

Como congelar legumes e verduras

Na hora de congelar legumes e verduras, você precisa analisá-los antes. Alguns desses ingredientes não ficam bons quando congelados e outros só ficam bem conservados se forem branqueados antes. Por isso, preste atenção antes de congelar: não é indicado fazer esse processo com alface, rúcula ou hortaliças no geral. E, para as outras verduras e legumes, o ideal é que se faça um pré-preparo que se chama “branqueamento”.

Para fazer o branqueamento: você vai precisar higienizar, retirar as cascas e cortar os ingredientes em cubos pequenos/médios. Dê uma leve cozinhada em uma panela com um pouco de água e uma pitada de sal. Assim que terminar o cozimento, coloque tudo em uma bacia com água gelada para parar o processo. Seque levemente e coloque em sacos de plástico ou potes bem fechados. Deixe no congelador por até 4 meses.

Recomendadas
Pela Web