Como calcular a quantidade de comida para servir

Quer aprender como calcular a quantidade de comida para servir em cada ocasião? Então confira aqui nossas dicas para você acertar sempre

Imagine só, você resolve chamar os amigos uma reunião ou festa, mas na hora de servir os pratos percebe que errou no cálculo e a quantidade acabou sendo insuficiente para todo mundo. Nada pior que deixar convidados com fome, certo? Saber como calcular a quantidade de comida pode ser muitas vezes um grande desafio, mas algumas dicas tornam essa tarefa muito mais fácil. Vem com a gente conferir!

Saiba como calcular quantidade de comida para seus convidados

Ocasiões diferentes pedem cálculos e quantidades de comidas diferentes. Se a sua intenção for um almoço farto de domingo, daqueles que reúne toda a família, tenha em mente que vai precisar de generosidade nas porções. Já para os jantares a dois, quando o clima romântico impera, o ideal é preparar pratos menores. Não tem segredo, basta pensar na proporção para os convidados. Mas calma, a gente te fala em detalhes para não ter erro.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
pratos com diversos tipos de comida em cima de uma mesa de madeira para mostrar como calcular a quantidade de comida para servir

Aprenda como calcular a quantidade de comida para servir

Churrasco com os amigos

Chegou a hora de calcular a quantidade de carne para o churrasco de fim de semana. Primeiro, você precisa ter em mente que tipo evento será, quanto tempo vai durar e se você vai servir acompanhamentos como arroz, farofa e molho.

O ideal, para quem não sabe por onde começar, é garantir em média cerca de 400 g de carne por pessoa, contando que esse peso é dividido entre carne vermelha, linguiça, frango ou outras opções à sua escolha. Se a intenção é ficar só nas carnes, sem nenhum tipo de acompanhamento, opte por aumentar essa medida para cerca de 800 g para cada convidado.

Aperitivos para receber

Se o seu evento for um coquetel ou uma reunião mais íntima com os amigos, a conta para que ninguém fique com fome é bem simples. Primeiro, leve em consideração o que você pretende servir e se esses aperitivos vão ser a entrada para algum jantar.

Para uma noite em que os pratos servidos serão só os aperitivos, considere a proporção de 15 a 18 unidades por pessoa, para as receitas de tamanho médio. Se optar por salgados pequenos, sirva um pouco mais. Mas, se você prefere usar como entrada de um belo jantar, diminua para 6 aperitivos por pessoa para obter a quantidade certa.

Jantar a dois

Aqui, as quantidades precisam ser calculadas para encher o coração e o estômago, mas sem exageros. O primeiro passo é montar um cardápio bem bacana, com receitas para um jantar romântico dos sonhos. Depois, é hora de calcular e colocar a mão na massa.

Confira aqui algumas medidas:

Carne e peixes: 200 g por pessoa
Arroz: 1/2 xícara por pessoa
Massas em geral: 150 a 200 g por pessoa
Queijos: 150 g por pessoa

Almoço ou jantar em casa

Receber a família e sentar em uma mesa farta é um dos momentos mais deliciosos da vida, né? Então para curtir sem preocupação, saber as quantidades do que comprar é de grande ajuda. Depois de planejar o menu, considerando os gostos e faixa etária de todos os presentes, segue nossa dica!

Para frangos, carnes e peixes, opte por 200 g para cada pessoa, o equivalente a um bife grande. Se o que você quer é uma bela massa, pode seguir a porção de 200 g por adulto ou criança que vai comer. Já na hora da sobremesa, a quantidade de cada porção individual pode ser de 100 g no caso dos bolos ou 3 bolas no caso do sorvete.

Receitas para todas as ocasiões

Ficou fácil saber como calcular a quantidade de comida para servir em seus eventos? Então hora de se deliciar com as receitas para o jantar, almoço, confraternização ou o que mais você precisar. Claro que tem tudo aqui no nosso site. Escolha a sua e bom apetite!

Recomendadas
Pela Web