Como amolecer a manteiga: 4 truques rápidos e eficientes

Pegar um pouco de manteiga costuma ser uma guerra após retirá-la da geladeira? Então, confira 4 truques simples e rápidos para amolecer a manteiga!

Como resistir a um pãozinho quentinho com manteiga? Se você adora manteiga, já deve ter passado pelo drama de encontrá-la muito dura na hora de utilizá-la. O correto é manter a manteiga dentro da geladeira para impedir a proliferação de bactérias, mas isso acaba deixando o alimento com uma textura mais durinha. Mas nada de deixar a manteiga fora da geladeira para derreter! Confira 4 truques para amolecer a manteiga que são eficientes e vão facilitar a sua vida na hora de utilizá-la.

4 truques para amolecer a manteiga

O bom e velho ralador de queijo

Você provavelmente já deve ter ouvido falar desse truque, não? Assim que retirar da geladeira, corte o pedaço de manteiga que você irá utilizar e rale-o no ralador grosso. Você vai ver como que, após ralar, ela estará prontinha pra ser usada sem nenhum esforço.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Copo quente

Nesse truque você irá criar uma espécie de sauna para a manteiga! Para isso, basta aquecer um copo. Você pode colocar água dentro do copo e esquentar o líquido no micro-ondas ou preencher o copo com uma água que você acabou de ferver. Depois é só deixar a água quente dentro do copo por cerca de 2 minutinhos e depois descartar a água — cuidado, pois o copo vai estar bem quente!

Coloque o pedaço de manteiga que irá utilizar sobre um prato e, em seguida, coloque o copo quente sobre ele, com a boca do copo virada para o prato. Deixe ali por alguns minutinhos e voilà: manteiga pronta pra uso sem nenhuma dificuldade!

Manteiga sendo passada no pão

Manteiga sendo passada no pão

Plástico-filme e rolo de macarrão em mãos

Tudo bem, vai: pode ser qualquer coisa que funcione como um rolo de massa! O objetivo aqui é colocar o pedaço de manteiga entre duas folhas de plástico-filme ou papel-manteiga. Em seguida, dê algumas batidinhas sobre a manteiga com o rolo de macarrão e, em seguida, passe o rolo sobre a manteiga como se estivesse abrindo uma massa. Quando você perceber que ela está numa espessura não tão fina, retire o plástico-filme e coloque a manteiga no recipiente onde você irá servi-la. Simples assim!

Coloque de molho

“De molho!?” — isso mesmo! Se você vai utilizar a manteiga para substituir o óleo durante o preparo, uma boa dica é cortar a manteiga em pedaços e deixá-la de molho por alguns minutos em um recipiente com água. Isso irá amolecer a manteiga na medida certa e facilitar na hora de utilizá-la em algumas receitas como o famoso arroz à piamontese ou o delicioso espaguete à carbonara.

Frigideira com um pedaço de manteiga

Pedaço de manteiga em uma frigideira

Recomendadas
Pela Web